União Europeia

O cenário de prosperidade pintado pela UE nada tem a ver com as condições de vida dos povos da Europa

Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Sras. e Srs. Deputados,

 

As condições de vida dos povos, a sua realidade concreta e os seus problemas têm sido sistematicamente ignorados pelas instituições da União Europeia. Pintam um cenário de prosperidade que não tem qualquer correspondência com a vida dos povos.

A UE tem em curso um assalto à Segurança Social e ao dinheiro dos trabalhadores e pensionistas

Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Sras. e Srs. Deputados,

 

A propósito da participação de Portugal na União Europeia, aproveitamos esta oportunidade para trazer um assunto da maior importância – a Segurança Social, sobre o qual o Governo não permanecer em silêncio.

Sobre o «pedido de assistência financeira de Portugal, no âmbito do Instrumento SAFE»

O Conselho de Ministros de 28 de novembro de 2025 aprovou a Resolução do Conselho de Ministros n.º 187/2025, de 3 de dezembro, que «Autoriza o membro do Governo responsável pela área da Defesa Nacional a apresentar junto da Comissão Europeia, o pedido de assistência financeira de Portugal, no âmbito do Instrumento SAFE, acompanhado do respetivo Plano de Investimento na Indústria de Defesa Europeia».

Após a manifestação de interesse apresentada em julho à Comissão Europeia surge agora a decisão de se avançar com um pedido de 5 841 179 332 euros.

Orçamento do Estado 2026 (Propostas de Alteração)

Acordo sobre tarifas entre os EUA e a União Europeia

O acordo supostamente sobre tarifas subscrito por Donald Trump, em nome dos Estados Unidos da América (EUA), e por Ursula Von der Leyen, em representação da União Europeia (UE) constitui um deplorável ato de abdicação da UE perante as imposições e os interesses norte-americanos que despreza os interesses de países da União e dos respetivos povos, designadamente de Portugal.

As prioridades da União Europeia são o militarismo e o neoliberalismo, não são resolver os problemas dos povos

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,

 

A Presidência até pode ser nova, mas as prioridades não têm nada de novo. Insiste nas opções que têm vindo a ser adotadas, de aprofundamento do federalismo, do neoliberalismo e do militarismo da União Europeia.