Proposta de alteração

Programa de celebração dos 50 anos da Constituição da República portuguesa na Escola Pública

Programa de celebração dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa na Escola Pública

Proposta de Aditamento

TÍTULO IX

Disposições complementares, finais e transitórias

CAPÍTULO I

Políticas setoriais Artigo 118.º A (NOVO)

Programa de celebração dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa na Escola Pública 1 – No ano de 2026, o Governo implementa um programa de celebração dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa, na Escola Pública, com o objetivo de valorizar os seus desígnios e garantir o seu cumprimento.

3 – No primeiro semestre de 2026 é distribuído um exemplar da Constituição a todos os estudantes do 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.

Paulo Raimundo; Paula Santos; Alfredo Maia


Nota Justificativa:

A comemoração dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa, a defesa das conquistas e dos valores de Abril, é hoje da maior importância, dado os ataques ao regime democrático e aos direitos consagrados. Conhecer a Constituição, os seus princípios, os direitos, liberdades e garantias é fundamental para a sua defesa, a exigência do seu cumprimento e o aprofundamento do projeto de futuro que a Constituição comporta, dando firme combate a conceções antidemocráticas que visam a imposição de retrocessos e liquidação de direitos no plano constitucional.

Para o PCP é claro, que se a Constituição fosse respeitada nos seus princípios, se fosse concretizada na sua conceção ampla de democracia política, económica, social e cultural, se os direitos e projeto que consagra fossem realidade, Portugal seria um País mais desenvolvido, com menos injustiças e desigualdades sociais, com melhores condições para enfrentar os desafios que o futuro coloca.

  • Assembleia da República