Parlamento Europeu

Sobre as consequentes medidas a adoptar pela UE face à ilegal ocupação de territórios palestinianos por Israel

No passado dia 19 de Julho, o Tribunal Internacional de Justiça respondeu a questionamentos da Assembleia Geral da ONU, decorrentes da resolução A/RES/77/247 de 30 de Dezembro de 2022.

Sobre os impactos do Acordo de Livre Comércio entre a UE e a Tailândia na indústria conserveira

As negociações de um ALC entre a UE e a Tailândia, retomadas em 2023, levantam grandes preocupações no sector conserveiro em Portugal e noutros Estados-Membros.
Este acordo poderá ter um impacto significativo em vários sectores, nomeadamente no sector das conservas de atum em que a Tailândia é um dos maiores produtores mundiais.

Deputado do PCP exige à Comissão Europeia informação urgente relativa aos contratos de aquisição de vacinas para a Covid-19 e responsabilidade de Von der Leyen nas negociações

Face aos desenvolvimentos hoje conhecidos, o deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Oliveira, apresentou uma Pergunta Prioritária com pedido de resposta escrita à Comissão Europeia, reivindicando, com caracter de urgência, informação detalhada sobre as condições dos contratos celebrados com cada uma das empresas/consórcios farmacêuticos para o desenvolvimento e aquisição de vacinas contra a COVID-19, nomeadamente quanto aos detalhes dos pagamentos e à selecção das empresas e da

Sobre a recente decisão do Tribunal de Justiça da UE e a necessidade de tornar públicas as condições de compra de vacinas

O Tribunal de Justiça da UE (TJUE) concluiu que a Comissão Europeia, liderada por Ursula Von der Leyen, não deu um acesso suficientemente amplo aos acordos com os fabricantes de vacinas para a Covid-19, relativamente à compra dessas vacinas, e que houve irregularidades na decisão de ocultar partes desses acordos.

Pela Paz! Não à guerra!

A resolução hoje aprovada no Parlamento Europeu (PE) insere-se num caminho que, como a realidade tem vindo a demonstrar, é contrário ao do interesse dos povos.

Suspensão do Acordo de Associação UE-Israel e o reconhecimento do Estado da Palestina

O genocídio da população palestiniana na Faixa de Gaza, amplamente denunciado no plano internacional, prossegue há meses.
Estima-se que os bombardeamentos israelitas tenham já provocado a morte de 38 mil palestinianos e ferido mais de 78 mil, milhares dos quais crianças. Israel impõe ainda o bloqueio à ajuda humanitária à população palestiniana. A revista “The Lancet” aponta a morte directa e indirecta de 186 mil palestinianos, 7,9% da população da Faixa de Gaza.

Substituição de equipamentos por parte dos operadores de redes móveis

Segundo o jornal “ECO”, a Comissão Europeia afirma que os operadores de redes móveis em Portugal estão a investir montantes significativos na substituição de equipamentos, na sequência de restrições aplicadas pelas autoridades portuguesas para irem ao encontro das exigências do “conjunto de instrumentos da UE para a cibersegurança das redes 5G”. A Comissão Europeia indica não conhecer o valor concreto dos investimentos motivados por esta substituição.