Parlamento Europeu

Jornadas de Trabalho dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu Distrito de Évora 22 a 25 de Março de 2023

Jornadas de Trabalho dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu
Distrito de Évora
22 a 25 de Março de 2023
“Contigo todos os dias
A tua voz no Parlamento Europeu”

Salvar as abelhas e os agricultores – Rumo a uma agricultura amiga das abelhas para um ambiente saudável

Sem polinizadores, seria substancialmente reduzida a capacidade e qualidade produtiva agroalimentar.

Não falamos só da abelha do mel mas do imenso conjunto de abelhas solitárias ou comunitárias e outros insectos, insubstituíveis na polinização.

É necessária investigação neste domínio visando a redução de uso e dependência na produção de pesticidas.
Caminho oposto aos interesses das multinacionais farmacêuticas e agroindustriais que exige não apenas o investimento público na investigação como a criação de capacidade técnica e produtiva nacional.

Sobre as reuniões do Eurogrupo e do ECOFIN

O que se impõe é a revogação e não o regresso e aprofundamento da teia de constrangimentos que limitam o desenvolvimento do País

As reuniões de 13 e 14 de Março do Eurogrupo e do Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros (ECOFIN), formações que reúnem, respectivamente, os Ministros das Finanças da zona euro e da União Europeia (UE), confirmaram a proposta da Comissão Europeia de pôr termo à “cláusula de escape” do Pacto de Estabilidade (PEC

Por uma política de cooperação para o desenvolvimento solidária e de paz

Uma política de cooperação, se coerente com uma dimensão de efectiva solidariedade, deveria assentar na capacitação para a independência, soberania e estratégias de desenvolvimento dos países, alavancando, entre outros, os seus sectores produtivos e estratégicos, os serviços públicos, o progresso económico e social dos Estados.

Sobre os apoios aos trabalhadores despedidos da Refinaria de Matosinhos

Em resposta à pergunta E-002706/2021, a 3 de Agosto de 2021, a comissão dava nota de não ter ainda recebido “qualquer pedido de apoio financeiro por parte dos fundos da UE, incluindo o Fundo para uma Transição Justa (FTJ), o Fundo Social Europeu (FSE) e o Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização a favor dos Trabalhadores Despedidos (FEG), em relação ao encerramento da refinaria de Matosinhos”, dando nota que Matosinhos tinha sido identificado no Relatório relativo a Portugal, de 2020, “como uma das áreas que poderiam beneficiar do FTJ (...)”.

João Pimenta Lopes reuniu com trabalhadores e a administração da NAV

O deputado do PCP no Parlamento Europeu João Pimenta Lopes integrou esta semana uma delegação do PCP que reuniu com os trabalhadores e com a Administração da NAV.

Comissão Europeia e Conselho da UE chamados a responder sobre os impactos do aumento das taxas de juro

Por iniciativa dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu, foi hoje submetida, em nome do Grupo Confederal Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica – A Esquerda no Parlamento Europeu, uma pergunta com pedido de resposta oral, em sessão plenária, dirigida
à Comissão Europeia e ao Conselho da União Europeia sobre os impactos do aumento das taxas de juro decididas pelo Banco Central Europeu (BCE).

João Pimenta Lopes integra missão do Parlamento Europeu à Palestina

João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu e membro da Delegação para as relações com a Palestina, integra a missão do Parlamento Europeu que visita a Palestina, entre os dias 20 e 24 de Fevereiro.

A missão tem como objectivo aprofundar o conhecimento sobre a política de ocupação e de colonização que Israel impõe nos territórios ilegalmente ocupados da Palestina, desrespeitando o direito internacional, incluindo as resoluções das Nações Unidas.

Solidariedade com o povo peruano

A acção golpista que levou à destituição do Presidente Pedro Castillo, no início de dezembro, no Peru, provocou protestos, desde então, nesse país.

O povo peruano saiu à rua e foi a Lima exigir a demissão de Dina Boluarte, a convocação de eleições antecipadas e a convocação de uma Assembleia constituinte.

As manifestações prosseguem há mais de dois meses, apesar da repressão policial e militar, que já provocou dezenas de mortos e centenas de feridos, assim como a perseguição a dirigentes políticos, sindicais e sociais.

Solidariedade com a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida

Na semana passada em Portugal, foram muitos os milhares de trabalhadores que saíram à rua, que se envolveram em processos de luta diversas!

No dia 9, numa grande jornada de luta, com variadas ações por todo o país, greves, paralisações, plenários, marchas e manifestações enchendo ruas em vários distritos.

Saíram à rua por melhores salários, contra a precariedade e o aumento do custo de vida, pela regulação de preços, pelo direito à saúde pública, à habitação.

É esta massa imensa de trabalhadores que produz a riqueza do país, que merece uma vida melhor e digna.