União Europeia

Quadro Financeiro Plurianual 2028 - 2024: um orçamento plurianual que sirva a coesão e o desenvolvimento

A discussão sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual para o período 2028-2034, continua. E esta semana fizemos uma discussão na Comissão de Orçamento, na reunião dos relatores. Fizemos uma discussão a partir das propostas que apresentámos e daquilo que consideramos que tem de ser considerado neste primeiro conjunto de discussão que está a ser feita relativamente ao Quadro Financeiro plurianual.

100 dias de Comissão Europeia: Mais militarismo, mais neoliberalismo, mais federalismo

Os primeiros 100 dias de mandato da Comissão Europeia ficam marcados por três mais. 

Mais militarismo e guerra, mais neoliberalismo, mais federalismo. 

A Comissão Europeia não encontrou nem tempo nem vontade para denunciar o genocídio do povo palestiniano, para se demarcar do regime genocida de Israel, de Netanyahu. 

Não encontrou tempo e recursos para investir na Paz e em soluções que garantam a segurança colectiva em toda a Europa.

Semestre Europeu: é preciso acabar com o garrote orçamental e político

Senhor Presidente, 

Esta discussão sobre o Semestre Europeu demonstra que as necessidades dos povos estão em segundo lugar face à opção por uma economia de guerra e ao desvio de fundos para os lucros e para a acumulação de capital.

Sessão Plenária do Parlamento Europeu - Março 2025

Quadro Financeiro Plurianual 2028 - 2024: continuamos a intervir por um orçamento mais robusto e com prioridade aos problemas económicos e sociais

A discussão sobre o Orçamento Plurianual da União Europeia para o período entre 2028-2034, o designado Quadro Financeiro Plurianual continua no Parlamento Europeu. 

E esta semana foi na Comissão de Empregos e Assuntos Sociais, tivemos a oportunidade de fazer essa discussão a partir das propostas que apresentámos e tratando em concreto das questões relacionadas com a política de coesão e as políticas sociais.

A política do BCE satisfaz a banca mas arruína a vida do povo

Senhora Lagarde. 

A sua política de combate à inflação a partir do Banco Central Europeu é errada, é injusta e tem de ser alterada. É errada porque quer combater a inflação, esmagando o poder de compra do povo em vez de intervir nos preços. É injusta porque arruína a vida dos trabalhadores e das pequenas e médias empresas, mas garante lucros escandalosos aos bancos e aos grupos económicos.

Sessão Plenária do Parlamento Europeu - Fevereiro 2025

As soluções para travar o aumento do custo de vida são uma prioridade

O aumento do custo de vida é uma preocupação do povo português há já muito tempo. Há já de facto demasiado tempo que os preços aumentam, que os salários e as pensões não acompanham estes aumentos, o que significa que o aumento do custo de vida tem um impacto brutal na degradação das condições de vida e nas dificuldades acrescidas que as famílias vão tendo pela frente para poderem assegurar o seu bem estar, as suas necessidades básicas.

PCP quer condenação do Parlamento Europeu à intenção de Trump de expulsar palestinianos de Gaza

As declarações de Donald Trump que proclamam a expulsão do povo palestiniano da faixa de Gaza e a ocupação desse território pelos Estados Unidos são declarações absolutamente inaceitáveis e que têm que ser repudiadas e condenadas.