União Europeia

A situação dos menores não acompanhados nas Canárias é dramática!

Hoje, que é o Dia Internacional dos Direitos  das Crianças, fizemos uma visita a um centro de acolhimento de menores não acompanhados aqui na ilha da Gran Canaria.

Este é talvez um dos reflexos mais dramáticos das dificuldades que vivem os migrantes, porque, naturalmente, esta situação relativa aos menores é das situações de maior vulnerabilidade e de exposição ao risco que importam as migrações.

Humanismo na política migratória e universalidade nos direitos sociais e laborais

Há algumas semanas tivemos um debate no Parlamento Europeu em que identifiquei quatro questões que nos parecem importantes, uma política de migração justa, segura e legal para a migração. Protecção em políticas de integração social, respeito pelos direitos sociais e laborais como direitos universais. Rejeição da discriminação lutar contra a instrumentalização da migração por grandes interesses económicos.

Primeiro dia de Visita às Ilhas Canárias

João Oliveira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, participa numa missão parlamentar nas Ilhas Canárias que tem como objectivo conhecer melhor a situação dos migrantes, em especial dos menores migrantes não acompanhados.

João Oliveira integra missão às Ilhas Canárias

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Oliveira, integra a missão da delegação do Grupo da Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica – A Esquerda no Parlamento Europeu às Ilhas Canárias, que decorre dias 20 e 21 de novembro de 2024.

É urgente pôr fim ao massacre e garantir os direitos nacionais do povo palestiniano

“Pelos direitos do povo palestiniano” foi o lema que, durante dois dias, juntou representantes de organizações palestinianas, de organizações internacionais, nomeadamente da Organização das Nações Unidas, ou do movimento da paz e de solidariedade, entre outras, numa iniciativa promovida pelo deputado do PCP, João Oliveira, em conjunto com outras delegações do Grupo Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica – A Esquerda no Parlamento Europeu.

São urgentes iniciativas que promovam o diálogo e a Paz e não que as obstaculizem!

O agendamento deste debate e a correspondente resolução inserem-se na lógica de instigação e promoção da confrontação e escalada do conflito no Leste da Europa, com os sérios perigos que comporta para os povos ucraniano e russo, para os povos da Europa.

Os trabalhadores do INEM não são responsáveis pelas políticas que lhes impõem!

Sr. Presidente,

Em Portugal vive-se neste momento uma situação difícil em relação aos cuidados de saúde e, em particular, na área de emergência médica e do INEM.

E neste Parlamento sentam-se alguns dos responsáveis por essas dificuldades que se fazem sentir em Portugal.

Parlamento Europeu rejeita debater as decisões do parlamento israelita que visam impedir a acção da UNRWA

Por iniciativa de João Oliveira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, foi hoje apresentado no início da sessão plenária do Parlamento Europeu, em Bruxelas, a proposta de agendamento de um debate sobre as recentes decisões do parlamento israelita que visam impedir a acção da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) e as suas eventuais consequências na situação humanitária na Faixa de Gaza e nos outros territórios palestin

A decisão de Israel de proibir a acção humanitária da UNRWA é desumana e intolerável

Senhora Presidente,

O parlamento israelita decidiu impedir a acção da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente. Esta decisão desumana e intolerável deixa centenas de milhar de palestinianos sem ajuda humanitária, impondo uma brutal degradação das suas já débeis condições de vida.