Internacional

Solidariedade com o povo moçambicano e respeito pela sua soberania

Os factos confirmam o despropósito do agendamento deste debate.

Segundo diversas entidades, as eleições gerais em Moçambique decorreram, em geral, de forma calma e pacífica.

Os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições estão a ser sujeitos à validação e promulgação pelo Conselho Constitucional.

O papel da UNRWA é fundamental. Travar Israel. Apoiar o povo palestiniano!

Quando propusemos este debate tentaram travá-lo.

Mas a gravidade da decisão de Israel de tentar impedir a acção da UNRWA tornou impossível impedi-lo.

Aqui continuamos a intervir “Pelos direitos do povo Palestiniano”, como na iniciativa que protagonizámos no Parlamento Europeu, dando voz aos palestinianos e à própria UNRWA, através de Marta Lorenzo, sua directora para a Europa.

É urgente pôr fim ao massacre e garantir os direitos nacionais do povo palestiniano

“Pelos direitos do povo palestiniano” foi o lema que, durante dois dias, juntou representantes de organizações palestinianas, de organizações internacionais, nomeadamente da Organização das Nações Unidas, ou do movimento da paz e de solidariedade, entre outras, numa iniciativa promovida pelo deputado do PCP, João Oliveira, em conjunto com outras delegações do Grupo Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica – A Esquerda no Parlamento Europeu.

São urgentes iniciativas que promovam o diálogo e a Paz e não que as obstaculizem!

O agendamento deste debate e a correspondente resolução inserem-se na lógica de instigação e promoção da confrontação e escalada do conflito no Leste da Europa, com os sérios perigos que comporta para os povos ucraniano e russo, para os povos da Europa.

Parlamento Europeu rejeita debater as decisões do parlamento israelita que visam impedir a acção da UNRWA

Por iniciativa de João Oliveira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, foi hoje apresentado no início da sessão plenária do Parlamento Europeu, em Bruxelas, a proposta de agendamento de um debate sobre as recentes decisões do parlamento israelita que visam impedir a acção da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) e as suas eventuais consequências na situação humanitária na Faixa de Gaza e nos outros territórios palestin

A decisão de Israel de proibir a acção humanitária da UNRWA é desumana e intolerável

Senhora Presidente,

O parlamento israelita decidiu impedir a acção da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente. Esta decisão desumana e intolerável deixa centenas de milhar de palestinianos sem ajuda humanitária, impondo uma brutal degradação das suas já débeis condições de vida.

Pelos direitos do povo palestiniano - Iniciativa no Parlamento Europeu

Por proposta do deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Oliveira, irá realizar-se nos dias 13 e 14 de Novembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a iniciativa «Pelos Direitos do povo palestiniano».

Pela Paz e em solidariedade com a Palestina

O PCP esteve presente no cordão humano "Pela Paz e em solidariedade com a Palestina" que decorreu em Lisboa.

Mais de ano de genocídio contra o povo palestiniano e de sucessivas provocações e ataques a vários países demonstram que o governo de Israel não está interessado na paz o Médio Oriente, encorajado pela impunidade e do apoio militar e político dos EUA e as potências da NATO e da União Europeia lhe continuam a garantir.

30 deputados assinam carta promovida por João Oliveira, Deputado do PCP no Parlamento Europeu, sobre a recente decisão do Tribunal de Justiça sobre os Acordos Comerciais da UE com Marrocos

João Oliveira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, promoveu uma carta subscrita por 30 deputados de diferentes grupos políticos, dirigida à Comissão Europeia e ao Conselho, sobre a recente decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) sobre os Acordos Comerciais da União Europeia com Marrocos.