Intervenções

O País está a saque e o estado a que chegou exige uma ruptura

Os recursos do País estão a saque. Quem trabalha, quem trabalhou a vida toda, a juventude, são empurrados para o empobrecimento.  

O Governo anda entretido a falar de um país ficcionado, deslumbrado com a sua própria propaganda. Mas o País e a vida das pessoas estão mesmo pior. 

A propaganda do Governo não apaga a realidade: a vida está difícil e o País está preso por arames

Nós estamos a discutir o Estado da Nação, a discutir a vida das pessoas, a vida difícil, a realidade concreta e permita-me Sr. Presidente esta observação àqueles que estão a trabalhar a esta hora, a pôr o País a funcionar, a produzir, a criar a riqueza, a pôr a economia a funcionar com vidas difíceis terem de assistir a um triste espectáculo como aquele que assistimos aqui há pouco é tudo menos contribuir para resolver a vida das pessoas. 

O sistema financeiro está capturado por grupos económicos ao serviço do capital estrangeiro

O PCP saúda os largos milhares de cidadãos que dirigiram à Assembleia da República a petição que hoje apreciamos, que entrou aqui há já cinco anos. 

Desde então, não mudaram os fundamentos e nem os aspetos centrais apresentados pelos peticionários. 

Classificar a Quinta dos Ingleses como Paisagem Protegida de Âmbito Local

Senhor Presidente

Senhores Deputados,

O PCP saúda todos aqueles que não desistem da luta pela Quinta dos Ingleses, que não se conformam com a destruição paulatina deste importante património de Carcavelos, de Cascais e do País, que há décadas intervêm e lutam pela sua preservação – muitos deles presentes nas Galerias – e em geral os largos milhares de peticionários que, mais uma vez, convocam a Assembleia da República para discutir este problema.