Trabalhadores

Processo Especial de Revitalização (PER) no Grupo Celeste
5 Fevereiro 2026
O Grupo Celeste, fundado em 1968 e com sede em Guimarães, conta com três unidades de produção em Portugal, localizadas em Guimarães, Vizela e Ermesinde, e dedica-se à produção e comercialização de frescos e congelados de padaria e pastelaria para os setores do retalho e da grande distribuição e dá emprego direto a centenas de trabalhadores.

Garantia de salários e dos postos de trabalho em empresas afetadas pelos temporais
5 Fevereiro 2026
Milhares de explorações agrícolas e de empresas nos sectores da indústria, comércio e serviços foram profundamente afetadas pelos efeitos destrutivos dos recentes fenómenos meteorológicos extremos ocorridos especialmente em mais de seis dezenas de municípios da Região Centro.
São inúmeros os casos de suspensão temporária significativa, ou pelo menos diminuição das atividades dessas unidades, o que pode induzir a falta de pagamento dos salários ou a despedimentos de trabalhadores ao seu serviço, o que levaria ao descalabro social para dezenas de milhares de famílias.

Salários em atraso na Santa Casa da Misericórdia de Abrantes
4 Fevereiro 2026
Chegou ao conhecimento do PCP que aos trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, que desempenham um papel essencial no cuidado, acompanhamento e garantia da dignidade de utentes, não foi paga a totalidade dos salários relativos ao passado mês de janeiro.
De realçar que a maioria destes trabalhadores aufere o salário mínimo nacional.

Despedimento de trabalhadores em gozo de direitos de maternidade e paternidade
30 Janeiro 2026
O Grupo Parlamentar do PCP teve hoje conhecimento dos números divulgados pela CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego), segundo os quais 1 997 mulheres grávidas ou a amamentar e pais em gozo de licença parental ficaram em situação de desemprego ao longo do ano de 2025. Será o número mais alto desde 2020.

PCP questiona Governo sobre desigualdade salarial entre homens e mulheres e violência doméstica
28 Janeiro 2026

Defender os pais e as crianças, reforçar os direitos de parentalidade
23 Janeiro 2026
O PCP saúda os 52 422 subscritores da Iniciativa Legislativa de Cidadãos aqui em discussão, pela audácia cívica de não desistirem e de aqui estarem novamente, menos de um ano depois do boicote imposto pelo PSD e pelo Chega, com a cumplicidade do PS, ao processo na especialidade da iniciativa anterior, agora com mais do dobro das assinaturas.

Montenegro não se posiciona sobre as presidenciais para garantir apoio alternado do Chega e do PS
21 Janeiro 2026


