Posições Políticas

Ver vídeo
A situação do País exige uma política alternativa que dê solução aos problemas nacionais que a política de direita acumulou

Todos temos consciência que vivemos um momento importante e exigente da vida nacional. Um tempo em que o nosso povo está confrontado com uma importante decisão sobre o futuro imediato da nossa vida colectiva. Um tempo onde está presente um novo combate eleitoral para a eleição de deputados à Assembleia da República e que nos coloca o importante desafio de o transformar numa oportunidade para criar as condições para dar a resposta aos muitos e graves problemas que o nosso País enfrenta.

PCP solidário com a luta do povo palestiniano

Por deliberação da Assembleia Geral da ONU, assinala-se hoje, 29 de Novembro, o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

Sobre o apoio aos pais durante o encerramento das escolas

Face ao anúncio por parte do Governo de que o 2.º período do corrente ano lectivo só iniciará a 10 de Janeiro, volta a colocar-se a necessidade de garantir às famílias com crianças em idade escolar, os necessários apoios.

O PCP reafirma que os trabalhadores com filhos até aos 16 anos devem ter direito a acompanhar as crianças e jovens nesta fase, com o salário pago a 100%.

Ver vídeo
O PCP é o Partido que se pode orgulhar de ter um percurso ímpar na vida portuguesa

Permitam-me que vos dirija umas breves palavras, em primeiro lugar para, em nome do Partido Comunista Português, transmitir as mais calorosas e cordiais saudações a todos aos artistas, participantes e aos organizadores deste espectáculo Comemorativo do Centenário do PCP e a todos os presentes neste simbólico espaço cultural da cidade do Porto - o Rivoli Teatro Municipal.

300 militantes e simpatizantes da CDU no Jantar/Comício da CDU na ilha da Madeira

A CDU realizou um jantar-comício com apoiantes no concelho da Ribeira Brava, ilha da Madeira. A iniciativa contou com as intervenções de Jerónimo de Sousa, de Edgar Silva e da primeira candidata pelo círculo da Madeira às eleições legislativas de 30 de Janeiro, Herlanda Amado.

Compromisso do PCP com os direitos das Mulheres

Combater e prevenir as discriminações, desigualdades e violências

Igualdade no trabalho e na vida

No dia em que se assinala o objectivo de eliminação de todas as formas de violência sobre as mulheres, o PCP saúda a valiosa intervenção das organizações de mulheres na sua prevenção e combate, bem como as que assumem forte empenho na exigência de implementação de programas de saída para as mulheres prostituídas de forma a proporcionar-lhes as condições necessárias para que possam libertar-se desta aviltante forma de exploração e violência.

Compromisso do PCP com os direitos das mulheres: Combater e prevenir as discriminações, desigualdades e violências - Igualdade no trabalho e na vida

Para o PCP assinalar o dia para a eliminação da violência sobre as mulheres não é a evocação de efemérides mas sim manifestar o seu apoio à luta das mulheres contra a exploração laboral, as desigualdades, discriminações e violências, ancorado num vasto património de reflexão e proposta, com expressão no Parlamento Europeu e na Assembleia da República em torno das diversas expressões da violência sobre as mulheres no trabalho, na família e na sociedade visando o aprofundamento da legislação, mas igualmente um caminho que concretize a sua erradicação.