Posições Políticas

Garantir creches gratuitas para todas as crianças através de uma rede pública

Aumentar salários e pensões para uma vida melhor, ao que se junta o respeito pelos direitos dos pais e das crianças, particularmente no acesso às creches. O PCP continua a luta pela garantia de creche gratuita para todas as crianças através de uma rede pública, bem como a garantia de vaga no pré-escolar.

Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, esteve hoje no contacto com pais e trabalhadores do Jardim Infantil Popular da Pontinha.

Há um lado brilhante das privatizações: elas foram óptimas para as grandes famílias e para as multinacionais.

Da mesma forma que as nacionalizações foram característica central do processo revolucionário, desde a sua realização por acção da Aliança Povo-MFA até à sua consagração na Constituição da República a 2 de Abril de 1976, também as privatizações foram um dos elementos centrais do processo contra-revolucionário, primeiro na reconstrução do capitalismo monopolista e do poder das grandes famílias, depois na desnacionalizaç&atilde

A operação contra Abril

(excerto)

Por estes dias, a direita mais reaccionária – com a conivência  daqueles que sempre com ela andaram de braço dado – vai querer comemorar o golpe militar do 25 de Novembro. 

Não serão as comemorações do povo, porque essas são e só as de Abril.

Sem nenhuma hesitação, exigimos o aumento dos salários e o aumento das pensões em 5%, num mínimo de 70 euros

Permitam-me uma imagem que ilustra a situação em que o País se encontra.

Hoje é domingo, e nestas duas horas, enquanto aqui almoçamos, os cinco principais bancos encaixaram 900 mil euros de lucros, e no final deste domingo são perto de 11 milhões de lucros. É assim hoje, foi assim ontem e por vontade deles será assim todos os dias.

À 16ª Convenção Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”

A realização da 16ª Convenção Nacional constitui um momento de grande significado, não só para a intervenção do Partido Ecologista “Os Verdes”, mas também para muitos ecologistas, democratas e patriotas que têm na acção do PEV um marco na luta em defesa do ambiente, do progresso social, da democracia e da paz.

PCP com as populações afectadas pelos incêndios em Albergaria-a-Velha

O Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, acompanhado por outros membros do Partido, esteve ontem no concelho de Albergaria-a-Velha para uma jornada de solidariedade com as populações afectadas pelos incêndios de Setembro deste ano.

Faleceu Celeste Caeiro

O PCP manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Celeste Caeiro, conhecida como a Celeste dos Cravos. Militante Comunista, mulher trabalhadora, de convicções fortes, a camarada Celeste enfrentou uma vida de dificuldades com perseverança. A sua generosidade e afabilidade ficará na memória de todos. 

Celeste Martins Caeiro, nasceu em Lisboa a 2 de Maio de 1933, oriunda de uma família humilde, e viveu grande parte da sua vida em Lisboa. 

Milhares em luta caminham para uma País mais justo

Trabalhadores da indústria, professores, amas, enfermeiros, trabalhadores da distribuição e das cantinas, psicólogos e cantoneiros: foram muitos milhares que responderam ao apelo da CGTP-In e saíram à rua para disseram bem alto "não" a esta política, "não" a este Orçamento, não à injustiça de uma economia que enche os bolsos de meia dúzia enquanto mantém milhões com salários que não chegam para o mês.

Contacto com trabalhadores do sector operacional da CM do Seixal

Paulo Raimundo participou na acção de contacto com os trabalhadores do sector operacional da Câmara Municipal do Seixal, no âmbito da campanha «Aumentar salários e pensões, por uma vida melhor».

É urgente o aumento dos salários e pensões, por uma vida melhor! Foi referida a exigência do acesso ao Serviço Nacional de Saúde, o acesso à habitação e o respeito pelos direitos dos pais e das crianças, particularmente no acesso às creches.

A pobreza é um problema social: não basta mitigar, é preciso combater e erradicar

1.  A pobreza é um grave e persistente problema social que permanece na sociedade portuguesa: não basta mitigá-la é preciso combater as suas causas e erradicá-la.