Posições Políticas
Se a privatização da ANA constituiu um assalto aos aeroportos, as privatizações têm constituído um assalto ao País
28 Janeiro 2025
Camaradas e amigos
Permitam-me, em nome do PCP e da Editorial Avante!, agradecer a todos a vossa presença nesta sessão pública de apresentação do livro “Privatização da ANA: assalto aos Aeroportos”. Um livro que surge, cerca de um ano depois da apresentação de um outro, também ele dedicado à denúncia das privatizações, nesse caso sobre as várias tentativas de privatização da TAP.
Privatização da ANA: Assalto aos Aeroportos
28 Janeiro 2025
Uma saudação a todos os que aqui se juntam na apresentação deste importante contributo do PCP na denúncia do assalto que há muito está em curso dos recursos nacionais por via das privatizações.
Autênticos crimes contra o interesse nacional, expressos na entrega de sectores estratégicos, como foi na banca, na EDP, na GALP, na PT, entre tantas outras.
«Não à guerra! Não à NATO! Pela Paz! Por um sistema de segurança colectiva!»
27 Janeiro 2025
O PCP repudia os objectivos da visita a Portugal do Secretário-Geral da NATO, Mark Rutte, inserida que está num processo de pressão e chantagem para o aumento dos gastos militares e a promoção da deriva belicista, objectivos contrários à Paz e aos interesses de Portugal.
«Aqui está a força que não desiste de nenhuma batalha e que sabe que a luta dos trabalhadores e das populações tem sempre resultados»
26 Janeiro 2025
Pouco mais de um mês depois do nosso XXII Congresso, aqui estamos com os pés no chão e conscientes das exigências, mas com uma grande confiança assente no projecto, nos objectivos, no ideal e na razão que temos.
O Congresso foi um importante êxito do colectivo partidário, as suas conclusões são de grande importância para o Partido e para o País.
Um novo assalto da Vinci aos recursos do País a propósito do Novo Aeroporto
23 Janeiro 2025
Treze anos depois da privatização da ANA e da entrega da gestão dos aeroportos nacionais à Vinci foi apresentada na semana passada ao Governo a proposta desta multinacional francesa para a construção do Novo Aeroporto de Lisboa.
Combater a especulação. Revogar as alterações à lei dos solos
22 Janeiro 2025
Visita ao Museu Resistência e Liberdade
22 Janeiro 2025
Paulo Raimundo visitou hoje o Museu Nacional de Resistência e Liberdade.
Quando se comemoraram 70 anos da fuga de Dias Lourenço do Forte de Peniche, num momento em que em Portugal e no mundo se convivem com tantos perigos e tantas ameaças à liberdade, é preciso afirmar este museu, fruto também ele da luta, como um símbolo de resistência, não só do passado, mas também no futuro.
Aumento do preço dos combustíveis: consequência de uma política ao serviço das multinacionais
20 Janeiro 2025
Os aumentos que hoje se fizeram sentir sobre o preços dos combustíveis – mais cinco cêntimos por litro no gasóleo e mais três cêntimos na gasolina – são inseparáveis de uma política ao serviço dos lucros multinacionais e da prevalência de injustiças fiscais que penalizam sobretudo o consumo em vez de uma tributação progressiva e justa dos rendimentos e do património.
Sobre política de Segurança Interna
20 Janeiro 2025
O País depara-se com múltiplos problemas no plano da Segurança Interna, com reflexos no direito das populações à segurança e tranquilidade.
O Porto precisa desta voz, alternativa, que protesta e denuncia, mas que apresenta as soluções justas
19 Janeiro 2025
Camaradas e amigos,
Começo por deixar a todos uma forte e calorosa saudação pela vossa presença nesta iniciativa de apresentação da candidatura da CDU à Câmara do Porto, que encabeço, assumindo assim um compromisso com a cidade e a população do Porto, numa candidatura de trabalho colectivo que tem nas mulheres e nos homens que integram e defendem o projecto da CDU a sua força transformadora.