Projectos de Resolução

Prioridade à beneficiação dos mostos com aguardentes vínicas do Douro

Exposição de motivos

A situação dos pequenos e médios viticultores da Região Demarcada do Douro agrava-se de ano para ano, em resultado de décadas de política de liberalização do setor da vinha na União Europeia, nomeadamente com a Reforma da COM do Vinho e da Vinha de 2007, aprovada na Assembleia da República por PS e PSD/CDS, e políticas de sucessivos Governos PS e PSD/CDS.

Entre as causas desta situação, estão os baixos preços pagos pelas uvas aos viticultores, as dificuldades no escoamento e a consequente acumulação de stocks.

Condenação da agressão militar dos EUA contra a República Bolivariana da Venezuela e do sequestro do seu Presidente, Nicolás Maduro e da sua esposa, a Deputada Cilia Flores

A agressão militar dos EUA contra a República Bolivariana da Venezuela e o sequestro do seu Presidente, Nicolás Maduro, e da sua esposa, a Deputada Cilia Flores, levados a cabo no dia 3 de janeiro, constituem uma gravíssima violação dos princípios da Carta da ONU e do direito internacional, com sérias repercussões no desenvolvimento da situação internacional.

Pela reintegração da Linha do Tua na Rede Ferroviária Nacional

Exposição de motivos

O Plano de Mobilidade do Vale do Tua (PMVT), de 2009, que prevê medidas de compensação pela submersão de 20 km da Linha do Tua entre as estações de Brunheda e Foz Tua, integra a Declaração de Impacte Ambiental do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua, a barragem concluída em 2017.

Recomenda ao Governo a valorização da fileira da lã

Exposição de motivos

Com raízes ancestrais, a capacidade do nosso país de produzir lã, transformar em tecido e manufaturar este produto natural constitui um importante recurso do país porquanto envolve centenas de produtores, operários e técnicos que transformam um produto natural em vestuário de alta qualidade.

Para além disso, a fileira da lã e sua transformação é uma componente da afirmação da soberania nacional e diminuição da dependência externa, constituindo um importante setor da atividade económica do nosso país.

Recomenda ao Governo a criação de condições para a salvaguarda e diversificação do financiamento no âmbito da recuperação de edifícios estratégicos e/ou classificados património mundial para o projeto Évora Capital Europeia da Cultura 2027

Exposição de Motivos

O projeto Capital Europeia da Cultura terá em 2027 um dos seus dois palcos europeus, em Portugal, na cidade de Évora, com impacto na região Alentejo. Este projeto é considerado pelo Estado Português de interesse nacional e estratégico para Évora e para a região.

Valorização da Calçada Portuguesa e da profissão de Calceteiro

Exposição de motivos

A calçada portuguesa é um pavimento artesanal empedrado constituído por elementos de pedra natural, essencialmente calcários, que assentam no solo de forma relativamente homogénea e cuja disposição pode formar padrões decorativos por via do contraste cromático entre as pedras. Este pavimento encontra-se em 290 dos 308 municípios do país.

Resgatar o direito ao transporte público fluvial entre as margens do Rio Sado

Exposição de Motivos

A travessia fluvial do Rio Sado, entre Setúbal e Troia, tem uma importância indesmentível para as populações da região de Setúbal. Ao longo dos anos, uma situação de flagrante injustiça que tem vindo a penalizar estas populações é a política de autêntica negação de serviço público e de verdadeira inacessibilidade neste serviço.

Definição e regulamentação de um regime laboral e de aposentação específico para os trabalhadores por turnos

Exposição de Motivos

O horário de trabalho, a sua fixação e cumprimento, o respeito pelos tempos de descanso, as respetivas condições de pagamento e de compensação e a sua articulação com a vida pessoal e familiar são matérias de enorme atualidade. Nos dias de hoje, estas matérias são alvo de ataque por parte do patronato e justificam a mais firme e corajosa luta e reivindicação dos trabalhadores.

Definição e regulamentação de um regime laboral e de aposentação específico para as profissões na Saúde

Exposição de motivos

As profissões na área da saúde, pelas características das suas funções, das suas competências e das condições de trabalho, da pressão e das situações stress, têm associado à profissão, a penosidade e o risco que importa ser reconhecida.

Há muito que organizações representativas destes profissionais denunciam este problema que se agrava com os elevados ritmos de trabalho, a que uma grande parte destes profissionais estão sujeitos com o desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde.

Aumento do Salário Mínimo Nacional para 2026

Exposição de motivos

A retribuição mínima mensal garantida, o Salário Mínimo Nacional (SMN), instituído em Portugal em 1974 (Decreto-Lei n.º 271/74, de 27 de maio), é um elemento importante para uma política salarial que aponte ao crescimento económico e ao desenvolvimento do país assumindo ainda um especial relevo no plano social.

Volvidos 51 anos da sua aplicação, a verdade é que o SMN evoluiu de forma muito insuficiente. Caso tivesse acompanhado a inflação e a produtividade, já em 2024, o SMN deveria ter superado os 1 200€.