Assuntos e Sectores Sociais

Por que motivo o CDS, no Orçamento do Estado, votou contra o investimento na inclusão das pessoas com deficiência auditiva?
18 Dezembro 2025

Agilizar o atestado multiuso e garantir reforma digna às pessoas com deficiência – propostas do PCP
18 Dezembro 2025
Este debate é uma oportunidade para insistir na superação de lacunas no cumprimento da legislação e aprofundar o quadro legal e contrariar o subfinanciamento crónico em vários domínios.
A preocupação em produzir legislação dá um sinal de respeito pelos direitos das pessoas com deficiência.

Podem contar com o PCP para o reforço dos direitos das mães, das crianças, das famílias
17 Dezembro 2025

Requerimento para audição do Ministro da Educação, Ciência e Inovação sobre as declarações sobre os estudantes bolseiros e a degradação dos serviços públicos
16 Dezembro 2025
O Governo, pela voz do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, no evento de “Apresentação do novo modelo de bolsas de Ação Social no Ensino Superior”, no dia 16 de dezembro de 2025, proferiu a seguinte declaração “os estudantes bolseiros têm prioridade nas residências e só podem receber a bolsa com o valor do custo da residência se não tiverem lugar na residência.

Quando chega a hora de resolver os problemas dos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos os de sempre votam contra
16 Dezembro 2025

Modelo de governação da Agência Lusa
15 Dezembro 2025
Têm vindo a público notícias sobre declarações, nomeadamente do primeiro-ministro, relativas ao “novo modelo de governação” da Lusa – Agência de Notícias de Portugal, na sequência da tomada, próxima, do controlo da totalidade do capital da empresa pelo Estado, com a aquisição das 58 mil ações (2,72%) detidas pela NP – Notícias de Portugal, CRL.
As referidas notícias dão conta, entre outros aspetos, da intenção de prever a forma de designar os membros do Conselho de Administração e um órgão consultivo cuja composição tem suscitado várias críticas.

Aumento do Salário Mínimo Nacional para 1050€ já em Janeiro!
10 Dezembro 2025
Quando todos juram amor eterno ao aumento dos salários, o PCP mais uma vez proporciona a oportunidade para que a Assembleia da República decida o aumento do salário mínimo nacional para 1050 euros já em janeiro, estimulando, dessa forma o aumento geral dos salários e a valorização das carreiras e profissões de todos os trabalhadores.


