Regime Democrático e Assuntos Constitucionais

Como é que é possível a situação do Tribunal Constitucional ter chegado a este ponto?
27 Novembro 2025

Proposta para reconhecimento da profissão de Bombeiro como de risco e desgaste rápido
26 Novembro 2025
Apoiar os bombeiros tem de ter tradução nos seus direitos e nas suas condições de trabalho.
Neste orçamento o PCP propõe que a profissão de bombeiro seja reconhecida como profissão de risco e desgaste rápido.
Propomos que o reconhecimento formal do risco e desgaste rápido seja acompanhado de mecanismos de prevenção e da respetiva compensação, nomeadamente:

Por que PSD e CDS não procuram garantir ao Tribunal Constitucional os meios necessários para o seu funcionamento
26 Novembro 2025

Sobre a operação em curso em torno do 25 de Novembro
25 Novembro 2025
Este ano assistimos a um novo patamar na operação em curso em torno do 25 de Novembro, com o alto patrocínio do Governo, do Presidente da Assembleia da República e do Presidente da República.

Orçamento do Estado 2026 (Propostas de Alteração)
20 Novembro 2025

O Governo PSD/CDS está a tratar de forma inaceitável e desrespeitosa o Tribunal Constitucional
13 Novembro 2025

O Presidente da República promulgou uma lei injusta e desumana, um verdadeiro retrocesso
16 Outubro 2025
O PCP entende que esta Lei dos Estrangeiros não devia ter sido promulgada pelo Presidente da República. As alterações introduzidas pelo Governo PSD/CDS não alteram os seus objetivos iniciais. Todos os aspetos negativos da proposta inicial mantêm-se. Aliás, as alterações introduzidas procuraram contornar de uma forma habilidosa as inconstitucionalidades declaradas pelo Tribunal Constitucional.

Serviços Digitais: Governo aplica pacote da UE que ameaça direitos e favorece multinacionais
18 Setembro 2025
O Governo apresenta uma Proposta de Lei que visa transpor e assegurar a execução em Portugal de um conjunto de regras sobre como deverão moldar-se os Serviços Digitais. Sem surpresa, constata-se que se pretende moldá-los ao Mercado Único, a pretexto de uma suposta harmonização, sem, no entanto, esclarecer se com um objetivo supranacional ou se numa verdadeira cooperação entre Estados-Membros por via das suas autoridades nacionais.

Cibersegurança: Governo segue UE e ameaça direitos e liberdades
18 Setembro 2025
Os problemas relacionados com a cibersegurança não são novos e a ocorrência e intensidade de ataques aumentou nos últimos tempos. Mas a verdade é que a vulnerabilidade de muitos sistemas digitais, que não acompanharam devidamente o desenvolvimento deste fenómeno, designadamente através da alocação dos recursos humanos e técnicos necessários e da criação e/ou fomento das infraestruturas necessárias para preveni-los e combatê-los ao nível dos Estados-Membros.
