Regime Democrático e Assuntos Constitucionais

Audição da Senhora Ministra da Administração Interna sobre a operação policial efetuada em Lisboa no dia 19 de dezembro de 2024

Na tarde de hoje, 19 de dezembro de 2024, decorreu uma operação policial em Lisboa, que segundo foi tornado público, visava deter suspeitos da prática de crimes de posse ilegal de arma e apreender armas que eventualmente fossem encontradas no interior de veículos de suspeitos, bem como aumentar o sentimento de segurança das pessoas que habitualmente utilizam os transportes públicos e os espaços que dão acesso a estes. Tal operação visava igualmente dar cumprimento a seis mandados de busca não domiciliários.

Sobre a reposição dos salários dos eleitos

Quando em 2010, o Governo PS/Sócrates iniciou o processo dos famigerados planos de estabilidade e crescimento (PEC) que consubstanciava um conjunto de cortes e começou pelo corte nos salários dos eleitos, o PCP opôs-se, pelo caminho que abriria de cortes nos salários e nas pensões dos trabalhadores e dos reformados, como se veio a verificar e a agravar ainda mais no período do pacto de agressão da troika. 

PCP rejeita ataque ao serviço público de televisão e requer a audição do Governo e da RTP no Parlamento

O anúncio por parte do Governo da sua intenção de reduzir a publicidade comercial na Rádio e Televisão de Portugal, transferindo dessa forma uma receita significativa do serviço público para os operadores privados e pondo em causa a relevância da RTP enquanto prestadora do serviço público de televisão constitucionalmente consagrado, assume especial gravidade.

Assim, em face deste manifesto ataque ao serviço público de televisão, o Grupo Parlamentar do PCP vem requerer a audiência urgente nesta Comissão das seguintes entidades:

- Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares;

Sobre o despedimento colectivo na Global Media Group

O PCP tomou conhecimento de que a empresa Global Media Group (GMG) comunicou a intenção de proceder a um despedimento coletivo abrangendo centena e meia de trabalhadores, que poderá atingir especialmente a capacidade editorial de órgãos de informação como o “Jornal de Notícias” e a TSF.

PCP propõe alteração do regime de fiscalização parlamentar do Sistema de Informações da República Portuguesa

Os acontecimentos recentes relacionados com uma intervenção manifestamente ilegal por parte do Serviço de Informações de Segurança e a actuação do Conselho de Fiscalização do SIRP perante tal ocorrência põem mais uma vez em causa a credibilidade dos mecanismos de fiscalização da actividade dos serviços de informações da República.

Revisão Constitucional

Orçamento do Estado para 2023 (Debate na especialidade)

Projecto de Revisão Constitucional

Exposição de motivos

A Constituição de 1976 incorporou no seu texto os anseios e as conquistas do povo português com a Revolução de Abril. É por isso a Constituição de Abril.