Economia e Aparelho Produtivo

Apresentação das Conclusões das Jornadas Parlamentares do PCP no distrito de Leiria

Nas visitas que realizámos nestes dois dias no distrito de Leiria, tivemos oportunidade de reunir com trabalhadores, utentes de serviços públicos, instituições públicas e privadas, encontros que nos permitiram contactar aspetos diversos da realidade económica e social desta região e que terão um impacto muito enriquecedor na atividade a desenvolver pelo Grupo Parlamentar do PCP.

Apresentação dos primeiros Requerimentos à Comissão de Inquérito à Tutela Política da Gestão do Grupo Efacec

O Grupo Parlamentar do PCP apresenta hoje um primeiro conjunto de documentos que consideramos indispensável conhecer e de personalidades ligadas que pretendemos inquirir no âmbito do Inquérito Parlamentar ao processo da EFACEC.

6.925 mil milhões de euros desviados: O escândalo dos paraísos fiscais em Portugal

Fixem bem este número: 6 mil 925 milhões, 318 mil 572 euros.

Segundo dados da Autoridade Tributária foi este o montante que, em 2023, foi desviado para o estrangeiro sem qualquer tributação.

6 mil 925 milhões.

É esta a realidade do desvio de dinheiro da economia portuguesa para paraísos fiscais e, com isto, parece que poucos se importam.

Os que rasgam as vestes com a chamada economia paralela, convivem bem com esta economia paralela só acessível e praticada pelos ricos. 

Caos nos comboios Setúbal-Lisboa: solução é reforço da CP, não é colocá-la a subsidiar a Fertagus

Contrariamente ao que o Governo adiantou relativamente ao transporte ferroviário entre Setúbal e Lisboa, com a retirada de comboios da CP, nós consideramos que não é a solução para a resolução desse problema, porque só vai fragilizar e colocar em causa a operação ferroviária da responsabilidade da CP.

Pela resposta urgente aos graves problemas do transporte ferroviário no atual serviço da Fertagus na ligação Setúbal – Lisboa

Exposição de motivos

Os utentes da Fertagus estão confrontados com as consequências da concessão a uma empresa privada da travessia ferroviária sobre o Tejo, que recebe, pelo passe Navegante, o dobro das compensações da CP, sem nunca ter comprado um único comboio. O agravamento da situação ao longo da linha para milhares de utentes atingiu um nível insuportável.