Economia e Aparelho Produtivo

Sobre a descida do IRC: Recursos existem, falta é vontade política!

O PCP denuncia a descida do IRC, aprovada por PSD, PS, Chega, IL e CDS-PP, que beneficia apenas 20 grandes empresas cujo lucros apenas rodam os alucinantes 32 milhões, por dia: enquanto rejeitam medidas essenciais como a redução do IVA na energia e telecomunicações ou o justíssimo aumento da reformas em 5%, no mínimo 70€ para todos os pensionistas.

Recursos existem, falta é vontade política!

PCP apresenta propostas para os transportes e infraestruturas, para a mobilidade, no apoio às MPME e à produção nacional

Como o PCP tem vindo a alertar, a opção que prevalece nesta proposta de Orçamento do Estado, de não responder aos problemas do Pais em nome do excedente orçamental, é uma opção do Governo que sai cara ao País. É uma opção que contribui para a deterioração das condições de vida, enquanto os grupos económicos, multinacionais, fundos especulativos vão acumulando lucros aos milhões.

Audição do Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, S.A sobre a diminuição de serviços bancários no território nacional

A Caixa Geral de Depósitos tem estado sujeita a uma gestão estritamente orientada para a redução de custos e para a maximização dos resultados, em linha com os desenvolvimentos do seu plano de recapitalização imposto pela Comissão Europeia e prontamente aceite pelo Governo português de então.

PCP visita oficinas da CP em Campolide e reúne com as organizações representativas dos trabalhadores

O PCP visitou hoje as oficinas da CP em Campolide e reuniu com organizações representativas dos trabalhadores desta empresa.

Desenvolver a TAP, travar a privatização

O Grupo Parlamentar do PCP PCP apresentou hoje um projecto de resolução à Assembleia da República no sentido de se travar o processo de privatização da TAP. Se quisermos sintetizar em poucas palavras o que se pretende, diríamos que é deixem a TAP em paz. 

É urgente travar a privatização da TAP, já!

Foi tornado público o relatório por parte da IGF sobre a privatização da TAP e as suas principais conclusões.

Uma primeira nota é que este também é o resultado da intervenção do PCP na Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP.

E a verdade é que a vida veio a dar razão ao PCP.

Relatório da IGF, que confirma denúncias do PCP e dos trabalhadores da TAP, tem de ter consequências

A Comunicação Social divulgou ontem o relatório da IGF sobre o processo de privatização da TAP concretizado pelo Governo PSD/CDS em 2015, que resulta da intervenção do PCP na Comissão Parlamentas de Inquérito (CPI) à TAP.

A vida veio a dar razão ao PCP quando propôs o alargamento da CPI ao processo de privatização da TAP, que acabou bloqueado por PS, BE e CH. Em boa hora a realidade se impôs e o processo de privatização da TAP não ficou de fora da CPI

Requerimento para audição urgente do Ministro da Agricultura e Pescas

Os preparativos para as vindimas deste ano, incluindo os contactos com vista à aquisição de uvas juntos dos viticultores, mormente da Região Demarcada do Douro mas não só, vieram confirmar o pior dos receios dos pequenos e médios produtores.

Milhares de produtores não conseguem garantir a venda das suas uvas ou do seu mosto, face ao alegado excesso de vinho ainda por escoar e à falta de capacidade de armazenamento, o que representará impactos económico-financeiros e sociais brutais.

Audição da ANACOM sobre o aumento dos custos das telecomunicações em Portugal

Os dados são da ANACOM, que verdade seja dita, tem regularmente publicado a informação que demonstra como os preços das telecomunicações em Portugal têm aumento brutalmente.

Desta vez, são dois relatórios, relativos aos preços das telecomunicações e dos serviços em pacote no primeiro semestre de 2024. Os factos são esmagadores:

- Em comparação com o mês homólogo do ano anterior, os preços das telecomunicações aumentaram 6,9%. Mais 4,1 p.p. (pontos percentuais) que a variação verificada pelo IPC (2,8%).