Economia e Aparelho Produtivo

Mais fundos para compensar prejuízos dos incêndios

Senhor Comissário, os incêndios ocorridos em Portugal, na Região Autónoma da Madeira ou nos distritos de Viseu e de Aveiro, são exemplos de catástrofes cujos prejuízos precisam de ser reparados.

É preciso apoios para os pequenos e médios agricultores e produtores florestais, para os  equenos empresários, para as populações que foram atingidas por estas catástrofes.

Uma política energética que sirva as populações e o desenvolvimento nacional

Há 20 anos, Durão Barroso apregoava a liberalização do sector da energia dizendo que a concorrência faria baixar os preços. Aconteceu o contrário.

Hoje, dizem-nos que a transição energética e a redução dos preços se conseguirão com mais liberalização.

Estão outra vez a enganar-nos escolhendo bons pretextos para esconder péssimas políticas. E a situação em Portugal confirma isso mesmo.

A extrema-direita sempre ao lado dos grupos económicos

Obrigado Presidente.

Senhor Deputado, o senhor veio aqui fazer uma operação de ataque à produção de energia das fontes renováveis e eu quero fazer -lhe uma pergunta muito directa a partir do caso português.

Sobre o encerramento da fábrica COINDU em Arcos de Valdevez

Face ao anúncio do encerramento da fábrica COINDU em Arcos de Valdevez, e consequente despedimento de 350 trabalhadores, o deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Oliveira, remeteu uma carta à Comissão Europeia a este propósito, dirigida à Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e aos Comissários da Coesão e Reformas e da Emprego e Direitos Sociais, Elisa Ferreira e Nicolas Schmit, respectivamente.

 

Responder às alterações climáticas com políticas que sirvam os povos

Os resultados desta COP29 podem ser caracterizados pela indefinição quanto a metas, insuficiência de financiamento e desadequação dos mecanismos para a adaptação e mitigação das alterações climáticas.

As recomendações da UE são o oposto do que o País precisa

Nestas previsões de outono, a Comissão Europeia faz recomendações de que Portugal se concentre na consolidação orçamental, que mantenha excedentes
orçamentais, que tenha saldos primários positivos, ou seja, contenção dos gastos com os trabalhadores.

A Comissão Europeia diz-nos isto ao mesmo tempo que nos faltam professores nas escolas, profissionais de saúde no SNS, técnicos de emergência no INEM.

Orçamento UE: sobra em guerra o que falta na resposta às necessidades dos povos

Discutimos hoje o resultado das negociações entre o Parlamento e o Conselho relativamente ao Orçamento da UE para 2025.

À imagem da própria posição do Parlamento, este é um acordo que continua a dar prioridade aos interesses das multinacionais e dos grandes grupos económicos e não aos interesses dos trabalhadores e dos povos.

Benefícios a empresas de bilionários através de subsídios da Política Agrícola Comum

Um recente artigo do “The Guardian”, assinala que entre 2018 e 2021, empresas de mais de uma dúzia de bilionários foram beneficiárias de 3,3 mil milhões de euros da Política Agrícola Comum (PAC). Segundo o periódico, no mesmo período, e “de acordo com a análise de dados oficiais, mas opacos”, milhares de pequenas unidades agrícolas encerraram.

Difícil situação na produção de ovinos em Portugal afectados pela epidemia da ‘Língua Azul’

A produção de ovinos em Portugal tem sido fortemente afetada pela epidemia da Febre Catarral Ovina/Língua Azul, que, de acordo com a Confagri, “tem dizimado milhares de ovinos por todo o país e cujo contágio pode espalhar-se aos bovinos”.

Segundo a CNA, “como os dados do Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração (SIRCA) indicam, a evolução da doença está descontrolada e são necessárias medidas imediatas de controlo”.

Situação dos pescadores da Doca de Pedrouços face a projeto financiado pelo PRR

A comunidade piscatória do Estuário do Tejo continua a ter na Doca de Pedrouços, em Lisboa, uma base de operação, com mais de 30 profissionais, apesar de sucessivas intervenções restritivas da pesca.