Parlamento Europeu
O retiro do militarismo e da guerra
4 Fevereiro 2025
A cimeira informal do Conselho Europeu, no Castelo de Limont, Bélgica, para discutir a política belicista da União Europeia (UE) só pode merecer preocupação, incluindo quanto ao futuro que esta aponta para os povos.
Grupo de Haia - Uma importante base para a acção solidária com o povo da Palestina
31 Janeiro 2025
Esta iniciativa do grupo de Haia deu o arranque a uma iniciativa de um conjunto de nove países que constituem uma base de apoio internacional às acções judiciais desenvolvidas a partir da África do Sul, para a responsabilização do Estado de Israel, pela política genocida desenvolvida contra o povo palestiniano. Estiveram presentes representantes de nove países, nove governos de países que integram este arranque desta iniciativa de Haia.
João Oliveira, Convidado especial na iniciativa de lançamento do Grupo de Haia
31 Janeiro 2025
Viemos a Haia participar numa conferência internacional promovida pela Internacional Progressista, que tem como objectivo a reunião de um conjunto de países responsáveis, responsáveis governamentais de um conjunto de países. Num esforço conjunto para alargar as fileiras da luta pelos direitos do povo palestiniano e para responsabilização do Estado de Israel pela política genocida que leva por diante contra o povo palestiniano.
Garantir a acção da UNRWA nos territórios palestinianos ilegalmente ocupados por Israel
30 Janeiro 2025
De acordo com declarações de representantes do Estado de Israel, entrarão em vigor, no dia 30 de Janeiro, as leis aprovadas pelo parlamento israelita que têm como objectivo impedir a acção da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente nos territórios palestinianos ilegalmente ocupados.
Esta inaceitável decisão põe em risco a ajuda humanitária prestada pela UNRWA a centenas de milhar de palestinianos.
As prioridades do próximo orçamento plurianual da UE devem ser a coesão, a resposta aos problemas sociais e o apoio aos sectores produtivos
29 Janeiro 2025
Senhor Comissário, queria começar por perguntar-lhe qual é a perspectiva de que vai partir a Comissão relativamente à possibilidade real de um aumento do orçamento plurianual, portanto do Quadro Financeiro Plurianual. E para lá da discussão que terá que ser feita e que já aqui nos deixou indicação disso.
A coesão social, o combate à pobreza e o acesso à habitação devem ser prioridades do Orçamento da UE para 2026
28 Janeiro 2025
Quero começar por saudar a proposta da relatora, que constitui uma boa base para a discussão, no nosso entender, ainda com espaço para ser aprofundada e melhorada. Queria deixar algumas considerações da parte do nosso grupo em torno de, no essencial, três questões. A primeira delas tem que ver com as questões da coesão social. E começo por sublinhar um aspecto de enquadramento.
É urgente pôr fim à guerra! Todos juntos pela paz!
16 Janeiro 2025
A luta pela paz é uma luta que nos convoca a todos e a exigência do fim do genocídio do povo posto nas mãos de Israel é uma das maiores urgências nessa luta.
O militarismo e a guerra não servem aos povos. Servem aos grupos económicos que acumulam lucros com o negócio do armamento, da destruição e da morte. Mas não serve aos povos.
PRR e outros apoios da UE à construção de residências universitárias
15 Janeiro 2025
Em resposta à pergunta E-002214/2024, sobre o aumento especulativo dos custos de arrendamento e a necessidade de aumentar a rede de residências universitárias, a Comissão Europeia refere que “apoia o investimento no alojamento para estudantes como ação prioritária no âmbito do Fundo InvestEU e oferece um apoio significativo através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência e do
Paz. Direitos. Igualdade. Para um Ano Novo melhor
31 Dezembro 2024
O ano novo pode ser melhor e precisamos juntar forças para mudar as nossas vidas, nesse sentido. É preciso que as necessidades de quem trabalha sejam o centro da atenção e sejam prioridade das decisões políticas. Em 2025, vamos continuar a lutar no Parlamento Europeu para que isso aconteça. Vamos continuar a lutar pela Paz, pela melhoria das condições de vida, por políticas que garantam o aumento dos salários e das pensões.