Segurança das Populações

CHEGA é cúmplice do genocídio em Gaza
21 Maio 2025
Sr. Deputado Tanger Correia, 53 mil mortos, 15 mil dos quais são crianças, 119 mil feridos, 430 trabalhadores humanitários mortos, 305 deles da Organização das Nações Unidas, mais de 1.400 profissionais de saúde e 213 jornalistas mortos. Neste momento há 14 mil bebés em risco de morrerem à fome, 2 milhões de pessoas sem alimentos, sem água, sem medicamentos por causa do bloqueio da ajuda humanitária imposto por Israel e o Sr.

A UE deve apoiar políticas nacionais de valorização dos bombeiros
13 Maio 2025
Os Bombeiros são a principal força de qualquer sistema de proteção civil. Mas há muitas diferenças na forma como os Estados Membros consideram os seus bombeiros.

Na tragédia de Valência há lições úteis sobre a lei dos solos
23 Janeiro 2025
Senhor Deputado, o Governo de Portugal avançou recentemente com uma lei chamada Lei dos Solos, que tem como objectivo permitir a construção em solos onde até hoje essa construção não era permitida.
Esta decisão, naturalmente, favorece a especulação imobiliária, mas cria também problemas de desordenamento do território.

O que a extrema-direita direita tem para oferecer é ódio aos imigrantes e desprezo pelas condições de vida dos trabalhadores
22 Janeiro 2025
Sra. Deputada, a Sra. fez uma intervenção de ódio contra os imigrantes e de desprezo pelas dificuldades que as jovens famílias têm que não lhes permitem tomar a decisão de ter filhos. E a pergunta que lhe faço é simples, a extrema-direita tem mesmo alguma solução para algum problema da sociedade?
A extrema-direita consegue apresentar uma proposta, uma solução que não seja de ódio contra outros, que não seja de desprezo pelas dificuldades dos povos?

Garantir emprego com estabilidade é uma questão essencial para combater o défice demográfico
22 Janeiro 2025
Deputada Ana Miranda, uma das questões essenciais para combater o défice demográfico é de facto a garantia do emprego e a garantia da capacidade de organizar a sua vida, de cada família, a partir dessa condição essencial.
É preciso o emprego.

Os trabalhadores do INEM não são responsáveis pelas políticas que lhes impõem!
13 Novembro 2024
Sr. Presidente,
Em Portugal vive-se neste momento uma situação difícil em relação aos cuidados de saúde e, em particular, na área de emergência médica e do INEM.
E neste Parlamento sentam-se alguns dos responsáveis por essas dificuldades que se fazem sentir em Portugal.

João Oliveira visita áreas ardidas em Coimbra e ouve população em Figueira da Foz quanto à possibilidade de exploração minéria
18 Outubro 2024
O Deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Oliveira, acompanhado por delegações do PCP, deslocou-se ao distrito de Coimbra tendo visitado áreas ardidas na Freguesia de Torres do Mondego (Coimbra), onde contactou com afectados pelos incêndios e encontrou-se com o Movimento Cívico Popular em Vila Verde (Figueira da Foz) a propósito de um pedido de prospecção de Caulino na zona.

Defender o mundo rural, prevenir os incêndios! As responsabilidades da política de direita
7 Outubro 2024
Estivemos no terreno em São Pedro do Sul, Mangualde, na Madeira, lá onde populações, bombeiros e comunidades se confrontaram com o flagelo dos incêndios.
É preciso falar dos incêndios para tratar das soluções para os combater e, sobretudo, prevenir.

É urgente recorrer a apoios da UE para socorrer as populações afectadas pelos incêndios
3 Outubro 2024
Passados quase dois meses dos incêndios na Madeira, as consequências ainda continuam bem à vista. Na destruição da floresta, na destruição dos castanheiros, das cerejeiras, da actividade silvícola e pecuária, também da apicultura, as populações continuam a não ter a reparação dos prejuízos que os incêndios lhes causaram e a actividade económica, em alguns casos, continua comprometida.

Contactos com populações, autarquias e bombeiros de zonas ardidas no distrito de Viseu
29 Setembro 2024
O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Oliveira, visitou as zonas ardidas em alguns dos Concelhos do Distrito de Viseu, contactando directamente com a população, autarquias, corporações de bombeiros, responsáveis da protecção civil.