Proposta de alteração N.º 1830C

Comboios noturnos internacionais

Em 2025 o Governo adota as medidas de apoio à CP, inclusive no plano diplomático, para que esta possa retomar a parceria com a RENFE para as ligações internacionais noturnas a Madrid e Hendaia, e estudar a possibilidade de lançar um serviço noturno a Barcelona.

Assembleia da República, 15 de novembro de 2024 Os Deputados, Paula Santos, António Filipe, Alfredo Maia Nota Justificativa:

Desde 2020 que Portugal está sem ligações internacionais ferroviárias internacionais, com exceção do Porto-Vigo, e prestado em condições precárias. Até 2020 existia um serviço de comboios internacionais noturnos, que faziam a ligação a Madrid e a Hendaia em parceria com a RENFE.

Entretanto, os comboios noturnos, que são um meio de transporte intensamente utilizado na Europa, ganharam peso mesmo no seio dos países da União Europeia, como alternativa para as deslocações internacionais.

Pela infraestrutura, é hoje possível realizar um comboio noturno a Madrid e a Hendaia, e será possível fazê-lo até Barcelona com a inauguração do troço Évora-Caia.

Falta a reconstrução da parceria com a RENFE e a disponibilização do material circulante necessário.1830C

  • Assembleia da República
  • OE2025