O governo assegura o financiamento necessário para iniciar, em 2025, os trabalhos para o prolongamento da A28 até Valença, Monção e Melgaço.
Assembleia da República, 8 de novembro de 2024 Os Deputados, Paula Santos, António Filipe, Alfredo Maia, Paulo Raimundo Nota justificativa:
O distrito de Viana do Castelo, sendo geograficamente um distrito litoral, padece de problemas de despovoamento e desertificação normalmente associados a territórios interiores. O processo de encerramento de serviços públicos promovidos por sucessivos governos, a ausência de uma rede pública de transportes e uma rede rodoviária insuficiente e com diversos problemas contribuem de forma acentuada para esta realidade.
Uma deslocação entre o centro de Viana do Castelo, capital de distrito, e o concelho de Melgaço pode demorar entre 1h30 e 2h00, com consequências brutais para a vida das 338C populações e das empresas aí localizadas.
A necessidade de reforço da rede viária e das ligações de prolongamento da A28 são já antigas reivindicações das populações, autarquias e associações empresariais, tendo inclusive sido anunciado em 2008, pelo Governo, o prolongamento da A28 até Valença.
A concretização deste prolongamento a Valença é urgente, mas deve ser igualmente acompanhado pela planificação da ligação a Monção e a Melgaço, integrando também estes concelhos na rede nacional de autoestradas.338C