Proposta de alteração N.º 124C

Atribuição de complemento de alojamento a professores, educadores e técnicos especializados deslocados

Proposta de Aditamento TÍTULO II Disposições relativas ao Setor Público Administrativo CAPÍTULO II Disposições sobre trabalhadores do setor público administrativo SECÇÃO II Outras disposições sobre trabalhadores Artigo 25.º A (NOVO)

Complemento de alojamento para professores, educadores e técnicos especializados deslocados A todos os professores, educadores e técnicos especializados deslocados cuja escola de provimento esteja localizada a uma distância igual ou superior a 50 km da residência habitual é atribuído um complemento mensal de alojamento até ao limite de 700€, comprovado por recibo, comprova?vo de transferência bancária ou declaração do senhorio do pagamento do encargo.

Assembleia da República, 5 de novembro de 2024 Os Deputados, Paula Santos, António Filipe, Alfredo Maia124C Nota Justificativa:

A falta de professores, educadores e técnicos especializados na Escola Pública tem vindo a ser sinalizada e vivida de uma forma particularmente preocupante em determinados grupos de recrutamento de docentes.

Neste momento, face ao agravamento do custo de vida, à permanente instabilidade e aos baixos salários, muitos destes trabalhadores acabam por não aceitar a colocação em horários completos ou incompletos longe das suas residências.

O PCP apresenta a presente proposta no sentido de garantir que nenhum aluno fique prejudicado pela falta de professores, educadores ou técnicos especializados, enquanto permite que estes trabalhadores tenham todas as condições para cumprirem o seu fundamental papel na Escola Pública. 124C

  • Assembleia da República
  • OE2025