Proposta de Aditamento Título IX Disposições complementares, finais e transitórias Capítulo I Políticas setoriais Artigo 120º - A
Durante o ano de 2025, o Governo procede à integral requalificação e duplicação do IP3, garantido que a via se mantém sem qualquer tipo de portagens.
Assembleia da República, 13 de novembro de 2024 Os Deputados, Paula Santos, António Filipe, Alfredo Maia, Paulo Raimundo Nota justificativa:
Tendo em conta os prazos anunciados, há um atraso na conclusão da primeira fase de obras do IP 3 em pontos degradados e com falhas de segurança, abrangendo apenas cerca de 18% do trajeto total da via.851C Atrasos na obra significam manutenção dos riscos para quem aqui circula. Continua a não haver medidas para conter riscos de colisão frontal, em particular no troço do distrito de Viseu.
A sinistralidade nesta via e os sucessivos alertas da Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 comprovam os problemas.
Entretanto, nos projetos apresentados, não estão contempladas alternativas para o tráfego local e agrícola e continua também a haver indefinição quanto a pormenores da obra, em particular o nó do IC6.
O PCP reafirmou a sua disponibilidade para não abandonar o problema até à sua resolução, reivindicando a requalificação e alargamento do IP3, sem portagens para os utilizadores.851C