Durante o ano de 2025 são iniciados os procedimentos necessários para a reposição das acessibilidades ferroviárias ao Distrito de Bragança, com a consideração de um traçado que garanta a ligação ferroviária à cidade de Bragança.
Assembleia da República, 12 de novembro de 2024 Os Deputados, Paula Santos, António Filipe, Alfredo Maia, Paulo Raimundo Nota justificativa:
O encerramento da totalidade da rede ferroviária que servia o Distrito de Bragança prejudicou as populações abrangidas e teve um forte impacto negativo no desenvolvimento regional.
Devem ser restituídas à região as acessibilidades ferroviárias que foram retiradas com o encerramento das linhas do Sabor e Tua – neste caso, com a consideração de novo traçado que 839C preveja a ligação ferroviária à cidade de Bragança.
É de elementar justiça que esta região disponha de um serviço de transporte de passageiros e mercadorias, visto como verdadeiro serviço público, numa lógica de coesão nacional e não de desresponsabilização do Estado.839C