Proposta de alteração N.º 333C

Reabertura da Linha de Leixões, com ligação entre Leixões e Campanhã, por Ermesinde

Durante o ano de 2025, o Governo procede à reabertura da Linha de Leixões, com ligação entre Leixões e Campanhã, por Ermesinde, com a modernização das paragens existentes e a construção de novas, nomeadamente nas proximidades do Hospital São João.

Assembleia da República, 8 de novembro de 2024 Os Deputados, Paula Santos, António Filipe, Alfredo Maia, Paulo Raimundo Nota justificativa:

A necessidade da reabertura da linha de Leixões é consensual nos discursos dos vários partidos políticos na região, tendo mesmo sido aprovada por unanimidade, na Assembleia da República, uma resolução nesse sentido, por proposta do PCP, em 2018.

Com linha construída e possibilidade de servir centenas de milhares de pessoas que vivem nos grandes aglomerados populacionais ou em grandes unidades industriais e concentrações de trabalhadores, é cada vez mais evidente que só por falta de vontade política é que ainda não está em funcionamento.333C Aprendendo com o processo de 2005, em que a abertura do serviço de passageiros nesta linha não foi acompanhada das medidas que potenciassem a sua ampla utilização.

Anúncios mais recentes da CP e governo apontam para a repetição deste erro, nomeadamente através da reabertura da linha sem a ligação a Ermesinde, deixando de fora dezenas de milhares de potenciais utentes.

Exige-se, por isso, que a reabertura da linha de Leixões seja acompanhada por ajustes e adaptações nas paragens de forma a servir condignamente as grandes concentrações de população e de trabalhadores, no percurso entre Leixões e Campanhã, com passagem por Ermesinde.333C

  • Assembleia da República
  • OE2025