Durante o ano de 2025, o Governo dá início aos procedimentos necessários para a reabertura da Linha do Tâmega entre a Livração e Amarante.
Assembleia da República, 8 de novembro de 2024 Os Deputados, Paula Santos, António Filipe, Alfredo Maia, Paulo Raimundo Nota justificativa:
Em 2009, o Governo PS decidiu suspender a linha do Tâmega, alegando problemas de segurança, tendo prometido obras de requalificação do traçado e um transporte alternativo, em autocarro, durante o período de requalificação.
O transporte alternativo desapareceu e a linha continua por reabrir, obrigando muitas pessoas dos concelhos do Marco de Canaveses e de Amarante ao recurso a transporte individual (ou táxi) para fazer percursos diários.
Prosseguindo o processo de desmantelamento da ferrovia nacional, o governo PSD/CDS ordenou a retirada de carris e a desclassificação daqueles traçados.334C Mais tarde, foram vendidas as automotoras que circulavam naquela linha, mas com a garantia de que estaria em estudo a reabertura da linha em “via larga”.
Em finais de 2024, não há qualquer perspetiva real de reabertura da linha do Tâmega, o que é completamente inaceitável, acrescentando dificuldades às populações de uma região com elevados níveis de pobreza e atrasos significativos no acesso aos transportes públicos e direito à mobilidade.
Um problema que o Orçamento do Estado para 2025 pode e deve inverter perspetivando a reabertura da linha do Tâmega, com as necessárias modernizações e requalificações.334C