Durante o ano de 2025 iniciam-se os procedimentos necessários para a transformação do edifício da Messe dos Sargentos em residência estudantil pública, desde logo transitando a respetiva posse para a Universidade de Évora.
Assembleia da República, 7 de novembro de 2024 Os Deputados, Paula Santos, António Filipe, Alfredo Maia Nota justificativa:
A realidade com que muitos estudantes do Ensino Superior se confrontam, nomeadamente com a falta de oferta pública de alojamento para todos quantos se encontram numa situação de deslocação das suas áreas de residência, reveste-se de grande preocupação.
Em Évora são muitas as necessidades de alojamento em residências estudantis públicas e os preços praticados pelos arrendamentos privados são demasiado elevados para que se possam constituir como uma resposta adequada às necessidades identificadas.
Existem edifícios públicos em condições de se poderem transformar em residências estudantis publicas, como é o caso da Messe dos Sargentos. Neste sentido, é fundamental que se tomem 255C as medidas para a transformação deste edifício em residência estudantil pública, passando a sua propriedade para a Universidade de Évora.255C