Assembleia da República

Mais de 1 milhão de idosos recebe menos de 510€ por mês

Uma saudação aos reformados e pensionistas e às suas organizações que hoje estão em luta pelos direitos dos idosos.

O aumento da esperança média de vida é uma conquista e em progresso contínuo de que a Humanidade deve orgulhar-se.

A expectativa de viver mais tempo e de envelhecer com qualidade de vida, fruindo o lazer, a cultura e o convívio, mas também em segurança, conforto e cuidados de saúde adequados deve constituir uma garantia coletiva.

A habitação é um direito e não uma oportunidade de especulação e mercantilização

Senhor Presidente,

Senhores Deputados,

O PCP traz hoje a esta Assembleia dois projetos de lei que dizem respeito a um dos mais graves problemas sociais com que estamos confrontados: o acesso à habitação.

Uma grande parte da população, e particularmente os jovens, estão hoje confrontados com a quase inexistente oferta de habitação pública, com aumentos especulativos dos valores das rendas e com taxas de juro e prestações bancárias incomportáveis.

Decisões orçamentais fundamentais tomadas na UE: Abdicar da soberania nacional é abdicar dos interesses do povo e do país.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,

Sr. Primeiro-Ministro,

Porque o Governo não se junta à maioria de países de todos os continentes que reconhecem o Estado da Palestina? O País não tem de estar atrelado à cumplicidade dos EUA ou da União Europeia com a barbárie de Israel contra o povo palestiniano.

Apresentação das conclusões das Jornadas Parlamentares do PCP «O Orçamento do Estado e as soluções de que o País precisa»

Agora que nos aproximamos do encerramento destas Jornadas Parlamentares, salienta-se o trabalho desenvolvido no aprofundamento da reflexão sobre o que efetivamente preocupa os trabalhadores e o povo, sobre as consequências nefastas da proposta de Orçamento do Estado para 2025.

Grupo parlamentar do PCP reúne com sindicatos representativos dos trabalhadores da RTP

O PCP reuniu com sindicatos representativos dos trabalhadores da RTP. Mostrou o seu empenho em defender o serviço público de rádio e de televisão e a sua discordância com a redução de publicidade decidida pelo Governo, pelo que isso significará de redução da receita necessária para o funcionamento de um serviço público digno, quer pela desvalorização que representa para a própria empresa.

Um Orçamento desejado pelo capital e sem respostas ao que o País precisa

A proposta de Orçamento do Estado para 2025 constitui mais uma peça de uma política que está inteiramente ao serviço do capital. Não é por acaso que, nas semanas que antecederam a sua entrega, o País tenha assistido a uma enorme operação de pressão e chantagem no sentido da sua aprovação. Na verdade, este é um orçamento desejado pelos grupos económicos e pelas multinacionais, para o qual PS e CH têm-se disponibilizado para o viabilizar.

É urgente reforçar as medidas de apoio às populações afectadas pelos incêndios

Uma saudação às famílias das vítimas, aos bombeiros, aos autarcas e trabalhadores dos serviços das administrações local e central, aos produtores agroflorestais e outros empresários.

Passemos das palavras aos actos, valorizemos e reforcemos os direitos dos bombeiros

Está ao alcance desta Assembleia, de todos e de cada um dos senhores Deputados, fazer com que este dia 9 de outubro de 2024 seja um dia histórico para os Bombeiros de Portugal.

Com este agendamento, damos mais um passo na longa marcha que tem sido a luta de há muitos anos do PCP para que os bombeiros portugueses obtenham na lei, e na vida, e não apenas nas palavras, mas também nos atos, o reconhecimento que merecem por tudo o que dão à comunidade.