Posições Políticas

Comunicado do Comité Central do PCP de 8 e 9 de Fevereiro de 2025

O Comité Central do PCP, reunido a 8 e 9 de Fevereiro de 2025, debateu aspectos da situação internacional, apreciou a situação nacional, o desenvolvimento da luta de massas e definiu linhas de trabalho e orientações para a intervenção e reforço do Partido.

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 8 e 9 de Fevereiro de 2025

A pouco tempo de assinalar um ano, o Governo PSD/CDS revela a aposta e a pressa em cumprir a agenda dos grupos económicos e das multinacionais, ao mesmo tempo que, ancorado numa grande máquina de propaganda, tenta fazer crer que responde a problemas.

A urgente oferta de comboios na margem sul passa pelo prolongamento da actividade da CP e não pelo corte de serviços na margem norte como pretendem o Governo e a Fertagus

1. Os utentes da Fertagus estão confrontados com as consequências da concessão a uma empresa privada da travessia ferroviária sobre o Tejo, que recebe o dobro das compensações da CP (pelo passe Navegante), sem nunca ter comprado um único comboio. O agravamento da situação ao longo da linha para milhares de utentes atingiu um nível insuportável.

Sobre as graves declarações do Presidente Trump em relação à Palestina

O PCP denuncia e condena firmemente as recentes e graves declarações do Presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à situação na Palestina e no Médio Oriente, que explicitamente proclamam a expulsão do povo palestiniano da Faixa de Gaza e a ocupação deste território pelos EUA. 

Faleceu Maria Teresa Horta

Destacada mulher da cultura, escritora e poetisa, com extensa obra publicada – como Tatuagens, Cidadelas Submersas ou Minha Senhora de Mim - e importante percurso enquanto jornalista com participação em diversos jornais e revistas, Maria Teresa Horta tem um rico e diversificado percurso de vida marcado por uma intervenção de resistência ao fascismo e de activismo em defesa da emancipação da mulher.

A Reforma Agrária, a mais bela conquista de Abril

Uma grande saudação a todos vós que aqui estão nesta sessão que assinala os 50 anos da Reforma Agrária.

Já aqui foi expresso, mas permitam-me que daqui enderece uma saudação particular aos artistas que nos proporcionaram este belo espectáculo e aos nossos convidados, companheiros de tantas lutas, obreiros da Reforma Agrária. 

É um gosto e uma honra ter-vos connosco. Cá estamos juntos para as batalhas que se colocam. 

Em Loures a CDU é a alternativa ao desastre da gestão PS

Uma saudação a todos os presentes, que aqui estão nesta sessão de apresentação do Gonçalo Caroço, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Loures.

O Gonçalo tem um percurso ligado à vida e à intervenção no Concelho, como dirigente associativo, integrando os movimentos de utentes da Saúde e dos Transportes Públicos, foi e é actualmente vereador na Câmara Municipal de Loures.

Recuperação do controlo público sobre o Novo Banco não apaga assalto aos recursos nacionais e deve estar integrada numa estratégia de desenvolvimento do País

1.- O PCP sempre defendeu que, como resultado da aplicação da medida de resolução ao Banco Espírito Santo, se realizasse a integração do Novo Banco na esfera pública do sector bancário – acompanhada da nacionalização das restantes componentes não financeiras do GES. 

"Sustentabilidade" da Segurança Social – Novas ameaças a direitos em nome da gula dos fundos de pensões e dos interesses do capital

1. A criação pelo Governo de um grupo de trabalho para proceder a um Relatório Intercalar de sustentabilidade da Segurança Social e para reavaliação do regime de reformas antecipadas confirma a intenção de acelerar o ataque à Segurança Social, por via da descaracterização do regime previdencial dos trabalhadores - quer os que estão no activo quer os reformados - regime que constitui a espinha dorsal do sistema e de garantia de direitos dos trabalhadores.

Se a privatização da ANA constituiu um assalto aos aeroportos, as privatizações têm constituído um assalto ao País

Camaradas e amigos

Permitam-me, em nome do PCP e da Editorial Avante!, agradecer a todos a vossa presença nesta sessão pública de apresentação do livro “Privatização da ANA: assalto aos Aeroportos”. Um livro que surge, cerca de um ano depois da apresentação de um outro, também ele dedicado à denúncia das privatizações, nesse caso sobre as várias tentativas de privatização da TAP.