Posições Políticas

Apresentação das Conclusões das Jornadas Parlamentares do PCP no distrito de Leiria

Nas visitas que realizámos nestes dois dias no distrito de Leiria, tivemos oportunidade de reunir com trabalhadores, utentes de serviços públicos, instituições públicas e privadas, encontros que nos permitiram contactar aspetos diversos da realidade económica e social desta região e que terão um impacto muito enriquecedor na atividade a desenvolver pelo Grupo Parlamentar do PCP.

Abertura da Jornadas Parlamentares do PCP «Por uma vida melhor: direitos, serviços públicos, produção»

Realizamos as Jornadas Parlamentares do PCP num contexto económico e social marcado pelo contraste entre a degradação das condições de vida e os lucros obtidos pelos grupos económicos, à custa do sacrifício dos trabalhadores, dos reformados e do povo; num quadro político favorável aos interesses dos grupos económicos, mas extremamente desfavorável para quem trabalha e trabalhou uma vida inteira, como se comprova com a opção do Governo pela redução do IRC em quase 400 milhõe

«Com estas jornadas parlamentares o PCP afirma e dá centralidade aos direitos, aos serviços públicos e à produção nacional»

Com estas jornadas parlamentares o PCP afirma e dá centralidade aos direitos, aos serviços públicos e à produção nacional. 

Três elementos que são inseparáveis e fundamentais para o desenvolvimento do País e para a elevação das condições de vida do nosso povo.

Na passagem do centenário do nascimento de Carlos Paredes

Nos 100 anos de Carlos Paredes comemoramos o músico genial, o homem generoso, o militante comunista de toda a vida. O homem dos mil dedos e das mil convicções que nos deixou uma obra sem paralelo, que continua a mobilizar novas gerações para mudar de vida e construir um mundo melhor a que têm direito.

Centenário de Carlos Paredes, evocar o homem, o músico e o militante comunista

Comemorar cem anos de Carlos Paredes é celebrar o homem, o músico e o militante comunista; é celebrar a sua música como espaço de intervenção política, a sua forma de estar na vida e o seu pensamento, é sobretudo valorizar a vida e a obra de um homem que foi e é um símbolo ímpar da cultura portuguesa e um dos principais responsáveis pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa.

Apresentação dos primeiros Requerimentos à Comissão de Inquérito à Tutela Política da Gestão do Grupo Efacec

O Grupo Parlamentar do PCP apresenta hoje um primeiro conjunto de documentos que consideramos indispensável conhecer e de personalidades ligadas que pretendemos inquirir no âmbito do Inquérito Parlamentar ao processo da EFACEC.

Repor as freguesias, ultrapassar o veto, fazer justiça às populações

A decisão de não promulgação e devolução da Lei que repunha 302 freguesias das mais de mil e cem roubadas ao povo em 2013 – indesligável de todo um processo dilatório que PS e PSD arrastaram para impedir a sua devolução – traduz uma atitude de desprezo pela vontade expressa das populações e dos seus órgãos representativos.

João Oliveira é o candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Évora nas Eleições Autárquicas de 2025

A Coligação Democrática Unitária – CDU – torna público que João Oliveira é o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Évora nas Eleições Autárquicas 2025.

Prescrição das multas ao “cartel da banca” - um escândalo inaceitável

1. A prescrição do processo relativo à cartelização da banca, movido pela Autoridade da Concorrência (AdC), é um escândalo que o País não pode aceitar.