Posições Políticas

Centenário de Carlos Paredes, evocar o homem, o músico e o militante comunista

Comemorar cem anos de Carlos Paredes é celebrar o homem, o músico e o militante comunista; é celebrar a sua música como espaço de intervenção política, a sua forma de estar na vida e o seu pensamento, é sobretudo valorizar a vida e a obra de um homem que foi e é um símbolo ímpar da cultura portuguesa e um dos principais responsáveis pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa.

Apresentação dos primeiros Requerimentos à Comissão de Inquérito à Tutela Política da Gestão do Grupo Efacec

O Grupo Parlamentar do PCP apresenta hoje um primeiro conjunto de documentos que consideramos indispensável conhecer e de personalidades ligadas que pretendemos inquirir no âmbito do Inquérito Parlamentar ao processo da EFACEC.

Repor as freguesias, ultrapassar o veto, fazer justiça às populações

A decisão de não promulgação e devolução da Lei que repunha 302 freguesias das mais de mil e cem roubadas ao povo em 2013 – indesligável de todo um processo dilatório que PS e PSD arrastaram para impedir a sua devolução – traduz uma atitude de desprezo pela vontade expressa das populações e dos seus órgãos representativos.

João Oliveira é o candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Évora nas Eleições Autárquicas de 2025

A Coligação Democrática Unitária – CDU – torna público que João Oliveira é o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Évora nas Eleições Autárquicas 2025.

Prescrição das multas ao “cartel da banca” - um escândalo inaceitável

1. A prescrição do processo relativo à cartelização da banca, movido pela Autoridade da Concorrência (AdC), é um escândalo que o País não pode aceitar. 

Comunicado do Comité Central do PCP de 8 e 9 de Fevereiro de 2025

O Comité Central do PCP, reunido a 8 e 9 de Fevereiro de 2025, debateu aspectos da situação internacional, apreciou a situação nacional, o desenvolvimento da luta de massas e definiu linhas de trabalho e orientações para a intervenção e reforço do Partido.

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 8 e 9 de Fevereiro de 2025

A pouco tempo de assinalar um ano, o Governo PSD/CDS revela a aposta e a pressa em cumprir a agenda dos grupos económicos e das multinacionais, ao mesmo tempo que, ancorado numa grande máquina de propaganda, tenta fazer crer que responde a problemas.

A urgente oferta de comboios na margem sul passa pelo prolongamento da actividade da CP e não pelo corte de serviços na margem norte como pretendem o Governo e a Fertagus

1. Os utentes da Fertagus estão confrontados com as consequências da concessão a uma empresa privada da travessia ferroviária sobre o Tejo, que recebe o dobro das compensações da CP (pelo passe Navegante), sem nunca ter comprado um único comboio. O agravamento da situação ao longo da linha para milhares de utentes atingiu um nível insuportável.

Sobre as graves declarações do Presidente Trump em relação à Palestina

O PCP denuncia e condena firmemente as recentes e graves declarações do Presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à situação na Palestina e no Médio Oriente, que explicitamente proclamam a expulsão do povo palestiniano da Faixa de Gaza e a ocupação deste território pelos EUA.