Posições Políticas

Sobre as eleições presidenciais na República Bolivariana da Venezuela

As eleições presidenciais na República Bolivariana da Venezuela constituíram uma importante jornada democrática, em que participaram milhões de venezuelanos e cujos resultados reafirmaram o apoio popular ao processo bolivariano, o que assume um tão maior significado quando este é expresso num contexto de décadas de resistência perante as sucessivas operações de ingerência e desestabilização promovidas pelos EUA e a União Europeia contra a Venezuela.

Este Governo faz muito e rápido para os grupos económicos, para os mais ricos

Camaradas e amigos, uma grande saudação a todos.

Este Governo tem-se gabado muito de muito fazer em pouco tempo.

E de facto foi muito rápido a confirmar aquilo que sempre dissemos: este Governo faz, faz muito, faz rápido, para os grupos económicos, para os mais ricos, para quem mais ganha e para quem mais se apropria e distribui entre si os lucros milionários que vai acumulando.

O Douro exige medidas! Defender a pequena e média viticultura, pilar fundamental da região duriense

As Direcções das Organizações Regionais do PCP da Região Demarcada do Douro (Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu), face à situação que está instalada na Região Demarcada, com a sucessiva perda de rendimento dos pequenos e médios produtores, considera oportuno sinalizar o seguinte:

Pela paz! Por um sistema de segurança colectiva! Não à guerra! Não à NATO!

A Cimeira da NATO, que teve lugar em Washington, de 9 a 11 de Julho, ficou marcada pela profusão da retórica belicista, pela afirmação do carácter ofensivo deste bloco político-militar, pela insistência na sua estratégia de confrontação e guerra, confirmando-se como a maior ameaça à paz e aos povos do mundo.

Sobre a promulgação de diplomas pelo Presidente da República

O Presidente da República promulgou um conjunto de diplomas que foram aprovados na Assembleia da República, que resultaram de um processo legislativo que decorreu na Assembleia da República e que tem também em conta as competências da própria Assembleia da República. Gostaria de sinalizar dois aspetos.

Valorizar os profissionais do SNS nas carreiras e salários

Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, esteve presente na concentração de médicos em Lisboa promovida pela FNAM, marcando o início de dois dias de greve com ações também no Porto e em Coimbra. Milhares de médicos pararam em todo o país em defesa do SNS, exigindo melhores condições, carreiras e salários.

Reunião com o Governo sobre o Orçamento

O Sr. ministro apresentou os pressupostos nos quais vai elaborar a construção do Orçamento, ora, são pressupostos dos quais nós nos opomos frontalmente e rejeitamos, aliás, com toda a franqueza e toda a clareza, não valia a pena estarmos a perder tempo, no sentido de troca de argumentos sobre questões com pressupostos completamente diferentes. E, portanto, o Sr.

BCE mantém altas taxas de juro em benefício da banca e em prejuízo do povo, da economia e do País

O Banco Central Europeu anunciou hoje que irá manter as taxas de juro de referência nos 4,25%, o que representa a manutenção de uma política que, em nome do combate à inflação, está a garantir a acumulação de milhares de milhões de euros de lucros por parte da banca, ao mesmo tempo que pesam as dificuldades na vida de milhares de pessoas com empréstimos à habitação, na situação das micro e pequenas empresas e na própria dívida pública.

Convergência e luta para uma ruptura com a política de direita e pela alternativa que Portugal precisa. O caminho que se impõe

I

O País está há décadas confrontado com uma política e um rumo que precisam de ser interrompidos. A ausência de respostas e o agravamento dos problemas nacionais reclamam uma outra política, uma política de esquerda, que rompa com a que durante décadas foi imposta por PS, PSD e CDS.

O debate, as considerações e sobretudo os posicionamentos a adoptar sobre eventuais «plataformas de esquerda» não podem ser observadas à margem de critérios e objectivos que lhe estejam subjacentes.