Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre os resultados da primeira volta das eleições presidenciais em França

Os resultados da primeira volta das eleições presidenciais francesas, realizadas numa situação de estado de excepção e num quadro de grande pressão e condicionamento político, expressam uma derrota dos partidos que foram responsáveis pela execução das políticas e orientações da União Europeia e dos interesses do grande capital em França, nomeadamente pelos Governos de Nicolas Sarkozy e François Hollande.

Num quadro em que na segunda volta destas eleições, em 7 de Maio, se apresenta uma candidata xenófoba de extrema-direita e um candidato ultra-liberal ligado aos interesses do capital financeiro e empenhado no reforço da União Europeia dos monopólios e das grandes potências, desde já assume grande importância o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e do povo francês em defesa dos seus direitos e soberania, na continuidade das suas melhores tradições de luta pela liberdade, o progresso social e a paz.

• Central
  • Declarações / Apelos Conjuntos