Internacional
![](/sites/default/files/imagecache/posicoes_politicas/images/parlamento_europeu/imagem_whatsapp_2025-02-05_as_21.02.21_607d13a7.jpg)
PCP quer condenação do Parlamento Europeu à intenção de Trump de expulsar palestinianos de Gaza
5 Fevereiro 2025
As declarações de Donald Trump que proclamam a expulsão do povo palestiniano da faixa de Gaza e a ocupação desse território pelos Estados Unidos são declarações absolutamente inaceitáveis e que têm que ser repudiadas e condenadas.
![](/sites/default/files/imagecache/posicoes_politicas/images/genericas2/donald_trump_netanyahu.jpg)
Sobre as graves declarações do Presidente Trump em relação à Palestina
5 Fevereiro 2025
O PCP denuncia e condena firmemente as recentes e graves declarações do Presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à situação na Palestina e no Médio Oriente, que explicitamente proclamam a expulsão do povo palestiniano da Faixa de Gaza e a ocupação deste território pelos EUA.
![](/sites/default/files/imagecache/posicoes_politicas/images/genericas3/20241220_marcha_do_povo_combatente_havana_cuba.jpg)
Dar mais força à solidariedade com Cuba! Pôr fim ao bloqueio!
28 Janeiro 2025
O PCP condena veementemente a inaceitável decisão da Administração Trump de voltar a incluir Cuba na arbitrária lista dos EUA de ditos «países patrocinadores do terrorismo».
Cuba nunca devia ter sido integrada nesta ilegítima lista, tanto mais quando são os EUA que há décadas promovem uma política de cariz terrorista contra o povo cubano e a sua revolução socialista.
![](/sites/default/files/imagecache/posicoes_politicas/images/2025/20250127_paulo_raimundo.jpg)
«Não à guerra! Não à NATO! Pela Paz! Por um sistema de segurança colectiva!»
27 Janeiro 2025
O PCP repudia os objectivos da visita a Portugal do Secretário-Geral da NATO, Mark Rutte, inserida que está num processo de pressão e chantagem para o aumento dos gastos militares e a promoção da deriva belicista, objectivos contrários à Paz e aos interesses de Portugal.
![](/sites/default/files/imagecache/posicoes_politicas/images/parlamento_europeu/imagem_whatsapp_2025-01-24_as_17.11.46_b389e92c.jpg)
O povo venezuelano precisa de respeito, do fim do bloqueio e das sanções que lhe têm imposto
21 Janeiro 2025
Há mais de 20 anos que se repete a mesma encenação neste Parlamento Europeu.
São mais de duas décadas de ingerência, destabilização e guerra económica contra a Venezuela, sempre acompanhados de entusiasmos democráticos, entre aspas, dissimulados e efêmeros.
![](/sites/default/files/imagecache/posicoes_politicas/images/parlamento_europeu/imagem_whatsapp_2025-01-23_as_10.29.56_e27aae98_0.jpg)
Solidariedade com o povo palestiniano! Cessar-fogo permanente! Criação do Estado da Palestina!
20 Janeiro 2025
É inimaginável a violência, o horror da acção genocida de Israel, a que o povo palestiniano está sujeito há mais de um ano na faixa de Gaza, suspensa agora por um cessar-fogo temporário que deve tornar-se permanente.
Mais de 160 mil vítimas palestinianas, entre mortos, feridos e desaparecidos. A situação humanitária, alimentar, de abrigo e saúde é desastrosa, pondo em risco centenas de milhares de palestinianos e exigindo respostas imediatas.
![](/sites/default/files/imagecache/posicoes_politicas/images/parlamento_europeu/imagem_whatsapp_2025-01-20_as_19.18.03_7fc5680c.jpg)
A UE não pode ficar em silêncio perante os ataques aos palestinianos na Cisjordânia
20 Janeiro 2025
A Sra. Presidente já fez referência ao debate que teremos hoje sobre Gaza, mas ainda não ouvimos uma única palavra por parte das instituições da União Europeia sobre as agressões de colonos israelitas contra a população palestiniana dos territórios da Cisjordânia e de Jerusalém Leste, territórios ilegalmente ocupados por Israel.
As denúncias dessas agressões têm-se multiplicado nos últimos dias.
![](/sites/default/files/imagecache/posicoes_politicas/images/genericas3/palestina_bandeira3.jpg)
Prosseguir a solidariedade com o povo palestiniano! Fim ao genocídio! Cessar-fogo permanente! Palestina livre e independente!
18 Janeiro 2025
O anunciado acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, cujo cumprimento e concretização carecerá de verificação, deve assegurar o efectivo fim dos ataques e dos massacres levados a cabo por Israel, o incondicional acesso da urgente ajuda humanitária à população palestiniana da Faixa de Gaza – que tem vindo a ser impedido por Israel – e a total retirada das forças militares israelitas deste território palestiniano.
![](/sites/default/files/imagecache/posicoes_politicas/images/parlamento_europeu/imagem_whatsapp_2025-01-16_as_10.13.03_7eac5326.jpg)
É urgente pôr fim à guerra! Todos juntos pela paz!
16 Janeiro 2025
A luta pela paz é uma luta que nos convoca a todos e a exigência do fim do genocídio do povo posto nas mãos de Israel é uma das maiores urgências nessa luta.
O militarismo e a guerra não servem aos povos. Servem aos grupos económicos que acumulam lucros com o negócio do armamento, da destruição e da morte. Mas não serve aos povos.