Hiroshima e Nagasáqui e a importância da luta pela paz

Há acontecimentos que, pelo seu significado histórico e pelos ensinamentos que encerram, jamais cairão no esquecimento. Tal é o caso dos bombardeamentos atómicos das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasáqui, respectivamente, em 6 e 9 de Agosto de 1945. Bombardeamentos que provocaram de imediato cerca de 200 mil mortos e deixaram um inenarrável rasto de destruição e sofrimento.

Sobre o agravamento da situação no Médio Oriente em consequência da escalada de confrontação de Israel

O PCP manifesta a sua profunda preocupação face à escalada que os assassinatos levados a cabo por Israel do responsável da direcção política do Hamas, Ismael Haniyeh, em Teerão, no Irão, e de responsáveis do Hezbollah, em Beirute, no Líbano, representam.

Sobre as eleições presidenciais na República Bolivariana da Venezuela

As eleições presidenciais na República Bolivariana da Venezuela constituíram uma importante jornada democrática, em que participaram milhões de venezuelanos e cujos resultados reafirmaram o apoio popular ao processo bolivariano, o que assume um tão maior significado quando este é expresso num contexto de décadas de resistência perante as sucessivas operações de ingerência e desestabilização promovidas pelos EUA e a União Europeia contra a Venezuela.

Pela paz! Por um sistema de segurança colectiva! Não à guerra! Não à NATO!

A Cimeira da NATO, que teve lugar em Washington, de 9 a 11 de Julho, ficou marcada pela profusão da retórica belicista, pela afirmação do carácter ofensivo deste bloco político-militar, pela insistência na sua estratégia de confrontação e guerra, confirmando-se como a maior ameaça à paz e aos povos do mundo.

Pela Paz! Não à guerra!

A resolução hoje aprovada no Parlamento Europeu (PE) insere-se num caminho que, como a realidade tem vindo a demonstrar, é contrário ao do interesse dos povos.

Sobre as eleições legislativas em França

As eleições legislativas antecipadas, realizadas a 30 de Junho e a 7 de Julho em França, ficam marcadas por um novo recuo por parte das forças políticas que têm apoiado o Governo neoliberal do Presidente Macron, pelo aumento dos eleitos da coligação eleitoral «Nova Frente Popular», que alcança o primeiro lugar na segunda volta das eleições, e pelo aumento dos eleitos da extrema-direita reunida no «Reagrupamento Nacional», não alcançando, no entanto, a maioria.

9 de Maio: Dia da Vitória sobre o nazi-fascismo - Pela Paz! Não ao fascismo e à guerra!

Quando se comemoram os 79 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial, é imprescindível recordar que o nazi-fascismo foi a mais violenta e criminosa forma de exploração e opressão gerada pelo capitalismo, com o seu anti-comunismo, o seu racismo e xenofobia, o seu ataque às liberdades e aos direitos democráticos, a sua apologia do militarismo e da guerra.

Pela Paz, por um sistema de segurança colectiva! Não à NATO!

Passam 75 anos sobre a fundação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). A história e a actual situação internacional atestam da falsidade das proclamações da NATO como uma dita organização defensiva, circunscrita ao espaço do Atlântico Norte, promotora da Paz e defensora dos direitos humanos e do direito internacional.

PCP solidário com Cuba

O Partido Comunista Português expressa a sua resoluta solidariedade com Cuba, o povo cubano, o seu Governo e a sua Revolução, que são alvo da inaceitável e criminosa política de ingerência, desestabilização e bloqueio do imperialismo norte-americano.

PCP condena acto terrorista em Moscovo

O PCP condena veementemente o acto terrorista perpetrada em Krasnogorsk, nos arredores de Moscovo, que causou mais de uma centena de mortos e feridos, e expressa o seu pesar e as suas mais sentidas condolências aos familiares das vítimas e ao povo russo.

O PCP espera que sejam cabalmente esclarecidas as circunstâncias deste criminoso acto e responsabilizados os seus autores.