Jornadas de Trabalho no distrito do Porto

Encontro com reformados, na Junta de Freguesia de Campo, em Valongo

Galeria|7 Fotografias

O deputado do PCP, João Oliveira, encontrou-se hoje com reformados e pensionistas, na freguesia de Campo, em Valongo, ouvindo preocupações e anseios de quem trabalhou durante décadas e se confronta com baixas pensões e a elevação do custo de vida.

Para lá de destacar a importância da proposta que o PCP apresentou recentemente na discussão do Orçamento do Estado – valorização das pensões em 5%, com um mínimo de 70€ - que acabou por ser chumbada pela convergência do PSD, CDS, PS, CH e IL, chamou ainda a atenção para o conjunto de orientações e políticas da UE e do governo português numa lógica de mercantilização, que transforma direitos em negócios.

 

É sintomático o que se está a passar na área da saúde, com o intuito de criação de um «mercado interno» nesta área, ou na segurança social, com as constantes tentativas de avançar na sua privatização. Ao mesmo tempo que, em ambas as áreas, se pretende cortar a despesa dos Estados.

O PCP intervém no Parlamento Europeu para contrariar este rumo, defendendo a convergência no progresso das normas sociais e laborais e revertendo a tendência para o nivelamento por baixo das condições de vida e de trabalho na UE, apontando à necessidade de elevação das condições de vida e de trabalho, por via da valorização dos salários e pensões, do reforço da segurança social, da melhoria da protecção social, incluindo nas situações de doença, desemprego, maternidade e paternidade.

  • União Europeia
  • Pensões
  • Reformados
  • Segurança Social
  • UE