No âmbito da Jornada de Trabalho que realiza no distrito do Porto, o deputado do PCP no Parlamento Europeu participou numa iniciativa, na feira de Gondomar, no âmbito da acção nacional “Aumentar salários e pensões. Para uma vida melhor”.
Os trabalhadores, os pensionistas, os jovens, o povo, confrontam-se com grandes dificuldades nas suas vidas. Os salários e pensões são baixos (dos mais baixos da União Europeia) e não acompanham os preços dos alimentos, dos combustíveis, da habitação.
Os serviços públicos degradam-se e a vida de cada um é difícil. As opções do Governo pelos interesses e pelos lucros escandalosos dos grupos económicos significam incerteza na vida de quem trabalha ou trabalhou.
É hora de dizer basta de exploração, injustiças e desigualdades. Porque não tem de ser assim, precisamos, exigimos e temos direito ao aumento geral dos salários e pensões, que valorize o poder de compra, à habitação, com a redução dos seus custos, à defesa e melhoria dos serviços públicos, em particular o Serviço Nacional de Saúde, a Escola Pública e uma rede pública com creche gratuita para todas as crianças.