O voluntariado abrange todas as formas de atividades não lucrativas realizadas com base na livre vontade, escolha e motivação pessoal. É uma expressão do apoio e da participação activa na sociedade e promove os valores da solidariedade e da entre-ajuda, contribuindo para a integração social e a dissipação de sentimentos de discriminação.
Na sequência do estabelecimento do Ano Europeu do Voluntariado, vários países aplicaram o manual sobre a avaliação do voluntariado da Organização Internacional do Trabalho, encorajando outros países a fazer o mesmo, uma vez que permite dispor de dados compatíveis sobre o voluntariado, a fim de proporcionar um enquadramento claro sobre o seu importante contributo.
Apesar do relatório ser, na generalidade, positivo, existem aspectos com os quais não podemos concordar, como é exemplo o conceito de “identidade europeia” que sabemos significar o acordo com o processo de integração capitalista da UE. O relatório dá nota dos resultados positivos referentes ao Ano Europeu do Voluntariado em 2011. Consideramos que o voluntariado não pode nunca substituir postos de trabalho. Melhorar o desenvolvimento do voluntariado passa também pela valorização e atribuição de apoios à actividade de organizações sem fins lucrativos, entre muitas outras: o movimento cooperativo, as colectividades e as sociedades locais, as comissões de moradores, as associações desportivas, recreativas, culturais, juvenis ou dirigidas à infância.Votámos a favor.