João Oliveira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, participa numa missão parlamentar nas Ilhas Canárias que tem como objectivo conhecer melhor a situação dos migrantes, em especial dos menores migrantes não acompanhados.
No primeiro dia de trabalhos visitou a Casa África. Esta instituição desenvolve um importante trabalho de natureza social e cultural, promovendo ações concretas que facilitem e integração social e aproximando as relações entre Espanha e os países e povos de África.
Além dessa visita, participou numa Mesa Redonda onde se ouviram diversos testemunhos de migrantes e representantes de associações e organizações sociais espanholas e de migrantes. Nessa iniciativa foi possível analisar a situação dos migrantes nas Ilhas Canárias, as condições de recepção e protecção a que estão sujeitos e os impactos das políticas da UE; discutiram-se formas de cooperação entre instituições e sociedade civil e a importância da consciencialização social e do combate à desinformação e à xenofobia.
Nessa Mesa Redonda, João Oliveira apontou algumas das linhas de trabalho a desenvolver de forma a que os problemas sociais que são comuns aos migrantes e a outros sectores da população tenham respostas de conjunto, de forma integrada, garantindo os direitos sociais e laborais de forma universal, não fazendo distinção entre as pessoas. Sublinhou, ainda, a importância desse caminho para assegurar a integração social e, ao mesmo tempo, combater o racismo e a xenofobia.
A missão às Ilhas Canárias em que participou, incluiu ainda visitas a centros de acolhimento de menores, à Sede de Salvamento Marítimo de Gran Canaria, bem como reuniões com Organizações não Governamentais, com o presidente do Conselho da Ilha de Gran Canaria e com profissionais de saúde e educação.
Nessas iniciativas recolheram-se relatos e testemunhos importantes que reflectem a difícil situação vivida pelos menores.