O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Oliveira, promoveu uma carta de solidariedade com Cuba, subscrita por 31 deputados de várias nacionalidades e de diferentes grupos políticos, que se associaram ao apoio a Cuba e ao seu povo, no momento em que enfrenta enormes desafios, face à asfixia da economia cubana e obstaculização do acesso a combustíveis, denunciando as injustas consequências das medidas coercivas unilaterais impostas pelo criminoso bloqueio dos EUA, reivindicando o fim imediato do bloqueio económico, comercial e financeiro, bem como a exclusão de Cuba da lista dos EUA de “Estados patrocinadores do terrorismo”.
Mensagem de solidariedade com Cuba
Estrasburgo, 23 de Outubro de 2024
A partir do Parlamento Europeu queremos endereçar a nosso mais sincero apoio e solidariedade a Cuba num momento em que enfrenta enormes e complexos desafios, tanto ao nível energético, como climático, exponenciados, de forma injusta, pelas medidas coercivas unilaterais impostas pelo criminoso bloqueio dos EUA.
Valorizamos os enormes esforços levados a cabo pelo povo cubano durante décadas para resistir e avançar, apesar dos impactos deste bloqueio que já foi condenado, mais do que uma vez, pela enorme maioria dos países membros da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Este bloqueio, que asfixia a economia cubana e obstaculiza o acesso a combustíveis, tecnologias e aos recursos necessários para o desenvolvimento de infraestruturas energéticas sustentáveis, não é só um acto de agressão política, mas também uma clara violação do direito internacional.
A inclusão de Cuba na infame lista de “Estados patrocinadores do terrorismo” agrava ainda mais a situação, dificultando ainda mais os fluxos financeiros e as possibilidades de cooperação internacional.
Em nome da justiça, da verdade e da solidariedade internacional exigimos o fim imediato do bloqueio económico, comercial e financeiro que asfixia Cuba, bem como a exclusão de Cuba da lista dos EUA de “Estados patrocinadores do terrorismo”. Só assim Cuba poderá efectivar plenamento o seu direito soberano a desenvolver-se em paz.
Os Deputados do Parlamento Europeu:
João Oliveira
Ana Miranda
Kathleen Funchion
Lynn Boylan
Branislav Ondruš
Per Clausen
Pernando Barrena
Kateřina Konečná
Danilo Della Valle
Lefteris Nikolaou-Alavanos
Kostas Papadakis
Ľuboš Blaha
Jan-Peter Warnke
Ruth Firmenich
Giorgos Georgiou
Marc Botenga
Rudi Kennes
Kostas Arvanitis
Elena Kountoura
Rima Hassan
Kristian Vigenin
Irene Montero
Isa Serra
Leïla Chaibi
Dario Tamburrano
Mimmo Lucano
Pasquale Tridico
Özlem Demirel
Estrella Galán
Carolina Morace
Valentina Palmisano