Estou aqui para demostrar a solidariedade com a luta dos professores, assim como estive em outras ações, assim como estiveram vários dirigentes do meu Partido um pouco por todos os distritos do nosso país, e portanto é justa a luta dos professores, são justas as suas reivindicações, aliás, como se pode ver por esta magnífica mobilização que está em curso. O interessa são as justas reivindicações dos professores, a valorização da sua carreira, o respeito que devem merecer. Hoje é o que está em causa. Aliás, está em causa com muita força, como está aqui demonstrado nas ruas.
Olhando para o caminho que tem sido desenvolvido ao longo destes últimos anos, percebe-se que é um caminho que não corresponde às necessidades dos professores, mas também não corresponde à necessidades da educação e da escola pública. E é isso que é preciso ser revertido. E para isso é preciso uma outra opção política.
Esta realidade não pode passar ao lado do governo. Porque só uma grande convicção sobre a justeza destas reivindicações é que permite que esta gente toda se concentre durante várias semanas consecutivas, da forma como tenho feito, a lutar por eles, mas também estão a lutar pelo futuro do nosso país, que é a educação pública.