Intervenção de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Serviços Públicos de Emprego

É evidente que o problema do desemprego é central e avassalador na vida de muitas pessoas e de muitos jovens na UE. Mas a resolução do problema tem que passar pelo investimento na produção, na tecnologia, na investigação nos países com altos índices de desemprego. Só desta forma, para além de outras medidas, como a regulação dos mercados, pode levar à criação de postos de trabalho e também, muito importante, ao fim da destruição diária de emprego.

Não tenhamos a ilusão de que criando mercados segmentados e enviando a mão-de-obra de uns países para os outros consoante as necessidades dos mercados, ou seja, das grandes empresas, poderemos promover a coesão social e territorial na União Europeia. Esse esquema, para além de desumano por obrigar as pessoas a saírem do seu país e de perto das suas gentes, apenas criará mais divergência, com grupos de países economicamente desenvolvidos e grupos de países pobres e exportadores de mão-de-obra ou barata ou qualificada ou ambas as coisas.

Esperamos que para melhorar o texto, as propostas que apresentámos sobre o envolvimento dos sindicatos nesta rede, sejam aprovadas.

  • União Europeia
  • Parlamento Europeu