Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Repensar a Educação

Este relatório apoia a comunicação da Comissão Europeia sobre o tema e propõe acções a nível da UE e medidas a recomendar aos Estados-Membros.
Conclui que a crise e as medidas de austeridade levam a um declínio da possibilidade de acesso à educação (com cortes orçamentais na educação) e a um aumento do desemprego para quem termina os estudos. Mas defende o aprofundamento das mesmas políticas.
A educação em linha (com cursos on-line) é apontada como solução, legitimando a redução dos investimentos na educação. Para evitar o abandono escolar é sugerido o uso de "empréstimos estudantis".
O relatório aponta para a revisão dos sistemas educacionais defendendo a sua adaptação às necessidades e interesses do mercado, incentivando as parcerias público-privadas, através do desenvolvimento da cooperação entre empresas e universidades, incluindo na definição do planeamento curricular e de orientações para a educação. Esta perspectiva é completamente inaceitável e mesmo perversa. Desconhece a função social dos sistemas educativos na sociedade. Tal só pode ser alcançado por um sistema público, gratuito e de qualidade. O que neste relatório se defende é o contrário, uma educação acorrentada ao processo de Bolonha, à estratégia UE 2020, aos interesses do mercado, no fundo, uma educação ao serviço dos interesses do grande capital. Daí o nosso voto contra.

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