Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Propostas de resolução sobre a situação no Egipto

Esta resolução contém posições que apoiamos, nomeadamente a condenação do "uso da força" pelas forças de segurança, a repressão e perseguição de manifestantes e dirigentes políticos egípcios, a perda de vidas humanas.

A maioria do PE mostra-se igual a si mesma, apoiando um processo constitucional que forças políticas e sociais consideram atacar os direitos dos trabalhadores, dos camponeses e de outras camadas laboriosas e não garante os direitos das mulheres e crianças, conferindo ao chefe de Estado poderes absolutos, não sendo portanto, na sua essência, diferente do processo iniciado pela Irmandade Muçulmana quando tentava estabelecer um Estado fascista religioso.

Várias forças sociais e políticas egípcias têm alertado para o facto da situação no país piorar de dia para dia, o que não tem demovido o povo egípcio que continua a demonstrar ao mundo a sua dignidade, combatividade, e determinação em lutar pela melhoria das suas condições de trabalho e de vida, contra a violência da polícia, o julgamento de civis em tribunais militares e as milícias reaccionárias. Não existe nesta proposta de resolução uma única palavra de condenação da ingerência externa.

Existem outros caminhos para o processo político, e cabe ao povo egípcio decidi-los, livre de ingerências e pressões externas.

Abstivemo-nos.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu