Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Programa do PCP de comemorações do V Centenário do nascimento de Luís de Camões culminará com um concerto em Coimbra e um colóquio em Lisboa

O PCP tem vindo a assinalar o V Centenário do nascimento de Luís de Camões, com um programa próprio (de que oportunamente se deu nota pública), desenvolvido ao longo dos anos de 2024 e 2025, sob o lema «Camões poeta do povo num mundo em mudança», que teve início na sessão político-cultural realizada em Lisboa, a 23 de Agosto de 2024,  seguida de diversas outras iniciativas (exposições, debates, programa próprio na Festa do Avante!)

Dando prosseguimento a esse programa, vai ser realizado na próxima sexta-feira, 21 de Novembro (com início às 21 horas), no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, o concerto «Camões, expressão cultural de um mundo em mudança», que abrirá com a intervenção do Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo. 

Seguir-se-á um momento de dança, com o Bailado das Tágides, interpretado pelas bailarinas Filipa Peraltinha e Rita Carpinteiro, com coreografia de Filipa Peraltinha sobre música de Carlos Paredes,  Romances I e II, interpretada por Bruno Costa (guitarra portuguesa) e Nuno Botelho (viola). 

O teatro estará presente ao longo de todo o concerto, com a encenação de textos de Luís de Camões e João Monge, com interpretações por Francisco Paz e Filipa Paz, da Cooperativa Bonifrates.

Serão diversos os momentos musicais. Ana Caseiro (soprano) e Fausto Neves (piano) interpretarão Sonetos de Camões, com música de Fernando Lopes-Graça. Noutra ocasião, Carmina Gonçalves (viola de gambia), Inês Caldas (flauta) e Júlio Dias (cravo) interpretarão temas do Século XVI e XVII. Seguir-se-á Helder Moutinho, com Ricardo Parreira (guitarra portuguesa), Mauro Resende (viola) e Ciro Bertini (baixo). Do programa consta ainda a participação de Sílvia Franklim, Luís Pedro Madeira e Manuel Rocha. Valete e Tim encerrarão o concerto. 

A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala. Os bilhetes podem ser levantados no próprio dia, a partir das 17h00, no Conservatório.

O programa será encerrado no dia 29 de Novembro, no Auditório da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, com um colóquio que terá início às 10 horas e que, além da intervenção do Secretário-Geral do PCP, contará com a participação de diversos estudiosos de Camões, que apresentarão comunicações sobre importantes aspectos e dimensões da sua vida e obra, projectando na actualidade a mensagem e os valores que dela emanam e onde haverá também lugar a uma participação musical de Marco Oliveira e Ana Sofia Paiva

O PCP desenvolve este programa de comemorações como forma de valorização de Camões e da sua obra – inseridos no seu tempo, no processo histórico da luta contra a exploração e a opressão, pelo progresso social –, projectando-os na actualidade e afirmando o património cultural português, a língua portuguesa, a cultura e a arte, dando-se assim um contributo insubstituível para levar ao povo a obra de Luís de Camões.

  • Cultura
  • Central
  • Camões