Preparação da reunião do Conselho Europeu de 19 e 20 de Março de 2015

Duas notas telegráficas sobre o Conselho Europeu.

Sobre a energia. O que a realidade vem demonstrando, com crescente acuidade, é a necessidade do controlo público deste sector estratégico, da produção e distribuição de energia. Só neste quadro, a eficiência, a sustentabilidade e a dimensão social da política energética serão mais do que belas palavras para esconder o aumento da factura energética para as famílias e as empresas e os lucros fabulosos dos grupos económicos que se apoderaram do sector.

Grupos que serão os grandes beneficiários do plano de investimentos estratégicos – um gigantesco programa de parcerias público-privadas.

Sobre a Ucrânia. Caiu a máscara. A proposta do presidente da comissão sobre o exército europeu mostra bem como o aprofundamento da exploração e da opressão dos povos, que já sabíamos ser acompanhada da concentração de poder em instâncias supranacionais fora do seu controlo democrático, vem também associada à pulsão agressiva e militarista.

Um projecto de colonização económica e política, de retrocesso social de dimensão civilizacional e de guerra, é um projecto sem futuro. Será inapelavelmente derrotado.

  • União Europeia
  • Parlamento Europeu