Posições Políticas

Comunicado do Comité Central do PCP de 20 de Janeiro de 2026

O Comité Central do PCP, reunido a 20 de Janeiro de 2026, procedeu à análise das eleições para Presidente da República, apreciou desenvolvimentos da situação nacional e internacional e abordou aspectos da actividade, iniciativa política e reforço do Partido.

I
Eleições para Presidente da República 

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 20 Janeiro de 2026

Se é verdade que o quadro político está marcado pelas eleições para Presidente da República, não é menos verdade que a realidade da vida de quem trabalha, da juventude, dos reformados e pensionistas continua difícil.

Sobre os resultados das Eleições para Presidente da República

A candidatura de António Filipe a Presidente da República confirmou-se como a candidatura de esquerda e de dimensão patriótica, necessária e insubstituível.

Sobre os resultados das Eleições para Presidente da República

Quero saudar fraternalmente todos os eleitores que votaram na minha candidatura. Todos os eleitores que venceram os apelos à resignação, que não soçobraram perante a chantagem do medo e que sem ceder a desânimos não desistiram de expressar convictamente o seu voto na minha candidatura. 

Sabemos que o povo português vai ter de enfrentar grandes ameaças e desafios, mas também sabemos com quem podemos contar para os enfrentar com a coragem que é necessária.  

«Cumpra-se a Constituição – eleja-se António Filipe!»

Que grande comício, que grande força e determinação.

António Filipe, leva daqui isto tudo, toda esta alegria, toda esta confiança, faz desta força a tua força.

António Filipe é o candidato da mudança, dessa mudança que é de ruptura e não de retórica.

Esta é a candidatura de esquerda, assumida, sem rodeios, sem refúgios, sem disfarces e acima de tudo, sem compromissos com a direita.

Fim à agressão dos EUA! Solidariedade com a Venezuela bolivariana!

O PCP condena os inaceitáveis intentos da Administração Trump de impor um governo fantoche na Venezuela, que garanta a apropriação por parte das multinacionais petrolíferas norte-americanas dos recursos que pertencem à República Bolivariana da Venezuela, ao povo venezuelano.

Contra a Política do Governo, defender o SNS!

A população do nosso País vive uma situação cada vez mais difícil no acesso à saúde. No último ano, muitas áreas do Serviço Nacional de Saúde acumularam dificuldades e constrangimentos, provocando sérios prejuízos a centenas de milhares de pessoas e ao País.

Fim à agressão militar dos EUA contra a Venezuela – Pela Paz na América Latina e Caraíbas

O PCP condena veementemente a agressão militar contra a República Bolivariana da Venezuela e o sequestro do Presidente Nicolás Maduro e da sua esposa por parte dos EUA, o que constitui uma gravíssima violação do direito internacional.

O PCP insta ao fim da agressão militar e à imediata libertação do Presidente da Venezuela e demais cidadãos venezuelanos pelos EUA.

«Novo Ano, novas subidas de preços»

Com o início do novo ano, novas subidas de preços para muitos produtos e serviços foram anunciadas.

Do pão ao leite, do café aos ovos, à carne, às portagens, às rendas, aos correios e telecomunicações, à electricidade, aos transportes, os anúncios de subidas de preços sucedem-se.