Posições Políticas

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 28 de Junho de 2024

Avolumam-se os problemas sem resposta.

Salários baixos, carreiras e profissões por valorizar. Investimento público fundamental para o País que teima em não passar de anúncios.

Serviços públicos que continuam a degradar-se, desde logo o Serviço Nacional de Saúde.

As dificuldades na habitação acentuam-se, curiosamente ao mesmo tempo que crescem e se acumulam os lucros da Banca.

Sobre a distribuição de cargos dos órgãos institucionais da União Europeia

A decisão sobre a distribuição de cargos dos órgãos institucionais da União Europeia é determinada pelo que esta representa enquanto projecto político, comandado pelas grandes potências europeias e ao serviço dos interesses do capital transnacional, e pela garantia de que o rumo neoliberal, federalista e militarista do processo de integração capitalista prossegue e se aprofunda.

Por melhores Serviços Públicos

1. Assinalando-se hoje, 23 de Junho, o dia da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Serviço Público, o PCP saúda os trabalhadores e o povo português que, tendo conquistado com o 25 de Abril importantes avanços com a universalização da prestação de serviços pelo Estado em áreas tão importantes como a saúde e a educação, entre outros, lutam em sua defesa e pela sua melhoria.

Comício em Almada

Aqui estamos uma semana depois das eleições neste nosso comício. Quis o calendário do nosso trabalho que o último comício de campanha aqui tivesse sido no distrito e que o primeiro após as eleições aqui fosse.

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 11 de Junho de 2024

O resultado eleitoral da CDU para o Parlamento Europeu assume um enorme significado político e a garantia de intervenção da voz de coragem e insubstituível.

No resultado da CDU está o valor de milhares de eleitores que enfrentaram elementos de dispersão e de engano, e optaram pela visão corajosa do presente e do futuro de Portugal e da Europa contrariando o conformismo e obscurantismo amplamente difundido.

Comunicado do Comité Central do PCP de 11 de Junho de 2024

O Comité Central do PCP, reunido a 11 de Junho de 2024, analisou os resultados das eleições para o Parlamento Europeu de 9 de Junho e para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira a 26 de Maio, apreciou as comemorações do 50.º aniversário da Revolução de Abril e traçou as linhas de intervenção e luta prioritárias para o Partido.

Sobre as comemorações do V Centenário do nascimento de Luís de Camões

1. Assinala-se em 2024 o V Centenário do nascimento de Luís de Camões, cuja obra, inseparável de um mundo em transformação, é símbolo de humanismo progressista. 

2. A figura e obra de Camões foram manipuladas pelo fascismo, que, procurando cobertura ideológica para esse regime iníquo, as utilizou para propagandear o nacionalismo fascista e a sua concepção colonialista.

Acerca do Plano do Governo para a Imigração

As medidas anunciadas pelo Governo são um conjunto de intenções e vazio da resposta urgente aos mais de 400 mil processos de regularização pendentes na AIMA. 

Na verdade, o Plano do Governo procura mais alinhar-se com o que de mais negativo o  Pacto para as Migrações e Asilo da UE contém,  do que responder à urgência que está colocada a milhares de imigrantes no nosso País.