Posições Políticas

Sobre as eleições legislativas em França

As eleições legislativas antecipadas, realizadas a 30 de Junho e a 7 de Julho em França, ficam marcadas por um novo recuo por parte das forças políticas que têm apoiado o Governo neoliberal do Presidente Macron, pelo aumento dos eleitos da coligação eleitoral «Nova Frente Popular», que alcança o primeiro lugar na segunda volta das eleições, e pelo aumento dos eleitos da extrema-direita reunida no «Reagrupamento Nacional», não alcançando, no entanto, a maioria.

Encontro com os Subscritores do Manifesto dos 50

Uma delegação do PCP, com a participação do Secretário-geral, teve hoje um encontro com os Subscritores do Manifesto dos 50, a pedido destes.

Encontro com o PEV

Podemos afirmar uma grande sintonia de opiniões sobre o quadro em que nos encontramos, com um Governo apostado em levar por diante um programa desastroso para a vida das pessoas. Muito importante para grupos económicos, mas desastroso para a vida das pessoas, das populações. Um governo que aproveita cada um dos problemas para fazer negócios, no fundo, é esta a grande questão, ao serviço dos grandes grupos económicos.

Sobre o falecimento de Fausto Bordalo Dias

O Partido Comunista Português manifesta o seu pesar pelo falecimento de Fausto Bordalo Dias, um dos nomes marcantes da música portuguesa.

O PCP salienta o papel de Fausto Bordalo Dias, o compositor e cantor, criador de muitas das mais belas canções portuguesas ao longo de toda a sua carreira artística.

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 28 de Junho de 2024

Avolumam-se os problemas sem resposta.

Salários baixos, carreiras e profissões por valorizar. Investimento público fundamental para o País que teima em não passar de anúncios.

Serviços públicos que continuam a degradar-se, desde logo o Serviço Nacional de Saúde.

As dificuldades na habitação acentuam-se, curiosamente ao mesmo tempo que crescem e se acumulam os lucros da Banca.

Comunicado do Comité Central do PCP de 28 de Junho de 2024

O Comité Central do PCP, reunido a 28 de Junho, analisou a situação nacional e internacional e tomou decisões sobre o XXII Congresso.

I - Situação nacional

1. Três meses depois da entrada em funções do Governo AD (PSD/CDS), confirmam-se as preocupações manifestadas pelo Comité Central do PCP aquando da apreciação da situação saída das eleições legislativas.

Regulamento para o debate no Partido e eleição de delegados ao XXII Congresso do PCP

I – Assembleias Plenárias

1. A realização de assembleias plenárias para debate dos documentos e eleição dos delegados será feita por convocação dos organismos de direcção respectivos, os quais assumem a direcção dos trabalhos.
  2. Os organismos superiores devem tomar as medidas necessárias para convocar e garantir a realização das assembleias plenárias das organizações sempre que tenham conhecimento de que os respectivos organismos de direcção não o fizeram.
  3. Participam nos trabalhos e decisões das assembleias plenárias os membros do Partido das respect

Sobre a distribuição de cargos dos órgãos institucionais da União Europeia

A decisão sobre a distribuição de cargos dos órgãos institucionais da União Europeia é determinada pelo que esta representa enquanto projecto político, comandado pelas grandes potências europeias e ao serviço dos interesses do capital transnacional, e pela garantia de que o rumo neoliberal, federalista e militarista do processo de integração capitalista prossegue e se aprofunda.

Por melhores Serviços Públicos

1. Assinalando-se hoje, 23 de Junho, o dia da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Serviço Público, o PCP saúda os trabalhadores e o povo português que, tendo conquistado com o 25 de Abril importantes avanços com a universalização da prestação de serviços pelo Estado em áreas tão importantes como a saúde e a educação, entre outros, lutam em sua defesa e pela sua melhoria.