Senhor Presidente, Senhora Comissária Maria Luís Albuquerque,
Neste debate a propósito do direito que os cidadãos devem ter de fazer os seus pagamentos em dinheiro vivo, ouvimos falar de proteção dos mais vulneráveis, de liberdade de decisão dos cidadãos, de inclusão financeira.
E aquilo que lhe pergunto é: em que gaveta é que a Senhora Comissária deixou esquecidas essas preocupações quando se lembrou de fazer aquela proposta, que anunciou há uns dias, de inscrever automaticamente os trabalhadores em fundos privados de pensões?
Onde é que a Senhora Comissária deixou esquecidas todas essas preocupações em relação à liberdade e à inclusão financeira quando se lembrou de criar à força uma clientela para os fundos privados de pensões com a inscrição automática dos trabalhadores?
É que, Senhora Comissária, com a história que temos de falências de fundos privados de pensões, o risco que os pensionistas correm é quando chegarem ao dia da sua pensão, não terem a sua pensão nem no banco, nem em dinheiro vivo na carteira.
Essa inscrição automática é um atentado à liberdade dos trabalhadores, porque sem a decisão de um trabalhador, ninguém deve ser inscrito automaticamente como subscritor de um fundo privado de pensões.



