Queridas e queridos Camaradas, Amigas e Amigos,
Uma saudação fraterna e coletiva a todas e todos, pela vossa presença neste nosso grande comício!
Saúdo, especialmente, a presença dos dirigentes da Intervenção Democrática, do Partido Ecologista os Verdes, do partido Comunista Português e destaco, particularmente, o nosso Secretário-geral, PAULO RAIMUNDO!
Camaradas, Amigas e Amigos,
Enquanto mandatária regional da CDU, gostava de vos dar conta do que tem sido a dinâmica da nossa lista neste período de pré-campanha eleitoral, lista que teve a sua apresentação aqui, neste mesmo equipamento municipal, a 31 de janeiro e a 3 de fevereiro, na bela vila de Alcácer do Sal. A nossa lista, como não me canso de repetir, é constituída por militantes das forças políticas que integram a CDU, mas também por independentes, gente jovem e gente madura, homens e mulheres com experiências diferentes, unidos numa enorme convicção: mais do que nunca, desde a conquista da liberdade, 50 anos depois de Abril, é imperioso defender o país; é urgente defender a democracia; é indispensável mudar de políticas! É hora de reforçar a esquerda; é hora de nos unirmos para dar mais força à CDU!
Os nossos candidatos e um conjunto enorme de ativistas da CDU está na rua todos os dias e posso assegurar-vos o seguinte: apenas como exemplo, aqui na península de Setúbal, entre a passada segunda-feira e o dia de hoje, foram realizadas cerca de 85 ações, de diversos tipos, desde abordagens quase individuais até ações que juntaram muita gente, que tiveram como denominador comum, o contacto direto e o diálogo com as populações. E o balanço desta semana, é muito claro: encontramos um ambiente de muita aceitação e compreensão das nossas propostas e posições, por parte daqueles que na região estão connosco; também encontramos amigos nossos, da CDU, que procuram esclarecimento e respostas para as suas dúvidas; identificamos desânimo, ou pelo menos hesitação, em muita gente que votou no Partido Socialista e que está muito descontente …!
Então, Camaradas, Amigas e Amigos, creio que a nossa estratégia só pode continuar a ser a de aproveitar todos os momentos, desde os grandes debates, às iniciativas locais, e, sobretudo, ao diálogo e à abordagem deliberada para esclarecer, tirar dúvidas e enfatizar de forma simples, mas concreta e objetiva, as nossas posições e soluções, mesmo para os problemas mais complexos!
Temos respostas! Temos propostas! Temos um enorme e profundo programa eleitoral, um Compromisso para a Região, documentos que sintetizam as 30 medidas prioritárias para mudar de política, mas também temos pequenos documentos de suporte que ajudam organizar melhor as nossas respostas, às muitas questões que inquietam as pessoas! Vamos usar esta informação e vamos usar a nossa força, a nossa energia e, sobretudo, a nossa convicção, e vamos continuar esta onda de contacto de esclarecimento e de mobilização para trazer mais votos para a CDU. (A semana passada, participámos num enorme jantar, no litoral alentejano, em Grândola, e constatámos que o equivalente a apenas metade dos votos dos presentes naquela sala teriam bastado para elegermos um deputado regional nos Açores!)
E mais, nós estamos num território, aqui na península de Setúbal, bem como no distrito de setúbal no seu todo, em que temos excelentes exemplos para dar do que é o compromisso de gestão da CDU. A CDU a gerir numa relação próxima, democrática, participada, ouvindo e envolvendo as pessoas que vivem e trabalham em cada território, partilhando as propostas que temos, transformando e dando mais qualidade de vida às Populações. Podemos dizer que Prometemos e Cumprimos!
A batalha é dura e precisa de todos nós!
Vamos continuar, Camaradas, Amigas e Amigos, neste diálogo, na rua, nos locais de trabalho e outros que frequentamos, junto dos amigos e das nossas famílias, neste ritmo com toda a nossa força e toda a nossa confiança – enquanto candidatos, mandatários, ativistas - dizendo que no próximo dia 10 de março, nas eleições para eleger a Assembleia da República, dar mais votos à CDU é a única forma de reforçar a esquerda, de combater a demagogia e o populismo perigoso, xenófobo e antidemocrático! Trazer mais votos para a CDU é a maneira de garantir na AR os deputados e as ideias que fazem falta ao nosso país! Ter mais votos e mais percentagem e mais eleitos é a única forma de influenciar e contribuir para uma vida melhor para todos os portugueses! É isso, mais eleitos da Mais CDU significa vida melhor!!
Viva a CDU
Viva Portugal!