O PE solicita à Comissão Europeia que defina o Mercado Único como terceiro pilar do Semestre Europeu, de modo a reforçar a governação do mercado único.
Reitera a importância da Comissão aceder ao pedido do PE de apresentar uma proposta legislativa com metas definidas a execução e a fiscalização do cumprimento da transposição de directivas por parte dos Estados-Membros e a obrigação dos Estados-Membros em elaborarem e apresentarem à Comissão planos de acção nacionais destinados a implementar os objectivos do que consideram ser a “melhoria de funcionamento do mercado único.
Para além disso, este relatório é um louvor à liberalização. Considera que o mercado único só será pleno quando for melhorado e aprofundado mercado único nos sectores da energia, dos transportes, o mercado digital, na legislação relativa aos contratos públicos e concessões. Isto é liberalizar as áreas essências ao desenvolvimento económico e social de um país, conduzindo à debilitação dos países economicamente mais vulneráveis, da destruição da sua capacidade produtiva e do aumento da sua dependência externa.