Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

A gestão da qualidade das estatísticas europeias

O relatório aponta objectivos e princípios que defendemos no que se refere ao tratamento e recolha de estatísticas económicas, nomeadamente que a sua produção deve ser independente e separada do processo político, conferindo ao Estados a responsabilidade pela exactidão e autenticidade dos dados estatísticos. O relatório menciona inclusivamente "a necessidade de salvaguardar a independência dos serviços de estatística relativamente à ameaça de eventuais intervenções políticas, tanto a nível nacional como a nível europeu". Acontece, no entanto, que várias outras premissas do relatório são totalmente contraditórias com estes princípios, nomeadamente quando se diz que as estatísticas devem produzir os dados que sirvam à monitorização dos resultados da Governação Económica e do "Six Pack", que não são mais do que orientações políticas associadas a quem dirige as instituições europeias e aos governos que as defendem. Defendemos que os indicadores estatísticos devem estar ao serviço de um conhecimento integral das realidades sociais e económicas e que não devem ser seleccionados tendo em conta a prossecução de objectivos políticos que, ainda por cima, são totalmente contrários à defesa do desenvolvimento do progresso social.

• União Europeia
  • Declarações de Voto