Camaradas e amigos,
Realizamos este ano a 45.ª edição da Festa do Avante!, no mesmo momento em que se comemora o Centenário do Partido Comunista Português.
A Festa do Avante! volta a ser um lugar tranquilo e seguro, neste amplo e bonito espaço verde de fraternidade e alegria. Aberta a todos os que nela encontram motivos de visita, é de novo ponto de encontro da cultura, do convívio e da amizade, onde a festa se mistura com a luta organizada, numa acção convergente pela transformação social de Portugal e do mundo.
Em pleno período de preparação da batalha das eleições para as autarquias locais de 2021, a Festa do Avante! é um momento especial de afirmação da CDU e do seu projecto de trabalho, honestidade e competência, ao serviço das populações e do desenvolvimento do País. Dá expressão à luta dos trabalhadores e do povo e à intervenção do PCP pelos direitos e pela alternativa patriótica e de esquerda. E é, sobretudo, expressão do ideal e do projecto comunistas materializados no lema do Centenário do Partido Comunista Português: «Liberdade, democracia, socialismo. O futuro tem partido».
Desde a sua primeira edição, em 1976, o grande capital – utilizando os principais órgãos de comunicação social ao seu serviço – tenta perturbar ou impedir a realização a Festa do Avante!, numa verdadeira saga de obstáculos, boicotes, desinformação, silenciamentos, deturpações, calúnias e mentiras, que teve o desenvolvimento conhecido na Festa de dois mil e vinte.
Mas a Festa do Avante! deu resposta afirmativa, serena mas determinada, a tudo isso ao longo destes anos.
A Festa de 2021 reafirma-se, pois, como a maior iniciativa político-cultural realizada no País, um grande êxito político, expressão da convicção e da alegria dos que lutam pela liberdade, pela democracia, pelos direitos dos trabalhadores e do povo, por Abril.
Camaradas e amigos,
Saúdo, pois, fraternalmente e com respeito, todos os visitantes da Festa. Saúdo os militantes do PCP e da JCP, mas também os nossos aliados na CDU, o Partido Ecologista «os Verdes» e a Intervenção Democrática, democratas e patriotas sem filiação partidária, bem como membros de outras forças políticas, os amigos da Festa, os milhares de jovens que com o seu trabalho ou simples presença, a sua alegria de viver e de lutar, fazem desta a festa da juventude.
Daqui dirigimos uma saudação e um agradecimento às diversas entidades públicas e privadas que, com o seu apoio, contribuíram para a construção, o funcionamento e o êxito da Festa.
E, claro, uma saudação muito especial aos nossos convidados estrangeiros, representantes de partidos comunistas e outras forças progressistas, que aqui nos trouxeram com a sua solidariedade internacionalista notícias das lutas travadas pelos seus militantes e pelos seus povos.
A todos estes camaradas e companheiros de luta – e aos muitos que não podendo estar presentes nos enviaram saudações – manifestamos a solidariedade dos comunistas portugueses com as lutas que travam nos seus países.
Termino com uma saudação especial a todos os que se empenham para que esta festa continue a ser expressão dos objectivos por que lutam os trabalhadores e os povos, por que luta o Partido Comunista Português.
E, porque a vida já mostrou que não há festa como esta, a Festa deste ano, sendo diferente das 44 edições passadas, volta a ser uma festa fraterna e bonita, como sempre sublime e singular, marcada pela alegria e a confiança no futuro.
Viva a Festa do Avante!
Viva a Juventude Comunista Portuguesa!
Viva o Partido Comunista Português!